Papa anuncia Plataforma Laudato si’ no fim do ano dedicado à encíclica

Publicado em: 24 maio 2021

Plataforma Laudato si’ será um percurso de sete anos para conduzir a um estilo de vida sustentável

Da Redação, com informações do Vatican News

plataforma laudato si será percurso para estilo de vida sustentável

O cuidado da casa comum, rumo a um estilo de vida sustentável, é o apelo da Plataforma Laudato si’ / Foto: Wesley Almeida

Termina, nesta segunda-feira, 24, o Ano Laudato si’, instituído pelo Papa Francisco de maio de 2020 a maio de 2021 pelos cinco anos da encíclica de mesmo nome. Após o Regina Coeli deste domingo, 23, o Santo Padre recordou o término do Ano e já anunciou outra novidade: a Plataforma Laudato si’.

Francisco agradeceu a quantos participaram com numerosas iniciativas em todo o mundo. E destacou que este é um caminho que deve continuar em conjunto, ouvindo o clamor da Terra e dos pobres.

“Por isso, terá início imediatamente a ‘Plataforma Laudato si’, um percurso operativo de sete anos, que guiará as famílias, as comunidades paroquiais e diocesanas, as escolas e as universidades, os hospitais, as empresas, os grupos, os movimentos, as organizações, os institutos religiosos a assumir um estilo de vida sustentável”.

Leia também
.: Papa recorda a Semana Laudato si: conservem a criação
.: Laudato Si’ é um marco no ensino social católico, destaca bispo alemão

Celebração em Roma pelo fim do Ano

Hoje, uma celebração marca o término do Ano. Trata-se de uma missa em parte on-line e em parte presencial na Cúria-geral dos Frades Menores em Roma e na Igreja de São Damião em Assis. O evento é promovido pelo Movimento Católico Global para o Clima.

Concelebram a missa o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle; o ministro-geral da Ordem dos Frades Menore , fr. Michael Perry OFM; o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino; e o secretário adjunto do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, padre Augusto Zampini.

A diretora do Movimento Católico Global para o Clima, Christina Leaño, participa de forma on-line. Assim como ela, representantes de animadores e diversas realidades envolvidas no projeto da Semana Laudato Si’.

Ao final da celebração, a entrega do Mandato missionário aos Animadores da Laudato si’ do Movimento Católico Global para o Clima e a outros agentes pastorais empenhados em iniciativas ecológicas.

“Saúdo tantos animadores que hoje recebem o mandato de difundir o Evangelho da Criação e de cuidar da nossa casa comum”, concluiu o Papa.

Fonte: CN

Compartilhe com seus amigos: