Padres Marco Túlio e Rodrigo participaram da 39ª Assembleia da Pastoral Vocacional do Leste 2

Publicado em: 14 novembro 2018
Bernadete Seixas

A 39ª Assembleia da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil abordou o tema “A mudança de época e seu reflexo sobre o discernimento vocacional”. O encontro ocorreu de 9 a 11 de novembro, no Recanto São José, em Belo Horizonte. A assessoria foi do padre José Carlos dos Santos, do clero da Arquidiocese de Mariana.

Os padres Marco Túlio Gomes e Rodrigo Leão, da Diocese de Luz também estiveram participando da Assembleia.

Conforme o assessor, “vivemos uma mudança de época marcada por elementos como a perda de sentido de transcendência, luta contra o vazio, relativismo, hedonismo, permissividade e consumismo. Nessa cultura contemporânea, para o processo de discernimento vocacional, é preciso ter uma boa equipe de formação; estabelecer critérios; respeitar as etapas do processo formativo; conhecer a história do vocacionado, seu amadurecimento afetivo-sexual e sua vida de oração. Além disso, quando necessário, deve-se recorrer à ajuda de especialistas”, pontuou o padre José Carlos.

Para o padre Eliseu Paiva, coordenador da PV/SAV do Leste 2, “a temática da assembleia está em consonância com o IV Congresso Vocacional do Brasil que será realizado de 5 a 8 de setembro de 2019, em Aparecida (SP), com o tema “Vocação e Discernimento”. Provavelmente, em maio do ano que vem, faremos nosso pré-congresso, em Belo Horizonte. Outra novidade é que estamos viabilizando uma especialização em Pastoral Vocacional”, disse o coordenador.

A 39ª Assembleia da PV/SAV do Leste 2 reuniu 55 pessoas de todas as províncias do Regional.

Compartilhe com seus amigos: