O recém ordenado sacerdote, padre Vicente Henrique Alves Oliveira, presidiu a 1º Missa em Libras, realizada no dia 01 de fevereiro, na Igreja Bom Pastor, Paróquia São Francisco de Assis, em Lagoa da Prata.
A ordenação do novo sacerdote e assessor diocesano da Pastoral dos Surdos foi realizada no dia 31 de janeiro, e já no dia seguinte o padre intérprete de libras rezou sua primeira missa na Língua Brasileira de Sinais.
Sua primeira missa em Português ocorreu no mesmo dia da Ordenação Presbiteral, sábado, às 19h, na Igreja Matriz São Francisco de Assis. Porém, como o padre Vicente é fluente também em Língua de Sinais e atua como intérprete de Libras na Pastoral dos Surdos, ele marcou também sua primeira Missa em Libras.
Todas as leituras foram realizadas por surdos da Pastoral de Lagoa da Prata. As preces foram realizadas de forma espontânea por todos os surdos que estavam participando da missa. Estavam presentes surdos de Lagoa da Prata, Iguatama e também da Arquidiocese de Belo Horizonte.
“Um dia histórico para toda a comunidade surda da nossa querida Diocese de Luz. Nessa missa não foram os surdos que ficaram tentando acompanhar o que era dito, mas os ouvintes presentes ali e que não eram fluentes em Libras é que sentiram na pele como é a sensação de não entender o que estão dizendo.” Comenta a intérprete Mariana Azevedo.
A ordenação de um sacerdote intérprete de libras é para a Diocese de Luz um passo grande na fé e um salto enorme na inclusão.
“Padre Vicente, louvado seja Deus pela sua vida. Que Nossa Senhora do Silêncio interceda sempre por ti e que você continue levando a palavra de Deus a toda criatura, seja ouvinte ou surdo”. Reforça Mariana.



