Padre Patriky e seminaristas participaram do Formise, em Juiz de Fora

Início » Padre Patriky e seminaristas participaram do Formise, em Juiz de Fora

Nos dias 24 a 26 de maio, a Arquidiocese de Juiz de Fora foi sede da nona edição da Formação Missionária para Seminaristas (Formise) do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi realizado no Seminário Santo Antônio e contou com a presença de mais de 60 seminaristas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O tema foi “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, em consonância com o Mês Missionário Extraordinário convocado por Papa Francisco para outubro deste ano. O responsável por conduzir as reflexões foi o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Antônio Niemiec.

Durante o Formise, houve também a reunião do Conselho Missionário Regional (COMIRE).

Este foi o primeiro encontro organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) de nossa Igreja Particular, implantado no último dia 4 de abril. Segundo o coordenador do grupo, seminarista Rafael Nascimento, o encontro reforçou o pedido do Santo Padre por uma Igreja em saída e em favor da cultura do encontro. O seminarista, como vocacionado ao sacerdócio, precisa desde já ter em seu coração, em sua vida, o ardor pela missão. Nós tivemos a oportunidade, nestes dias de Formise, de refletirmos sobre o seguimento de Jesus e também o Seu mandato missionário. Somos enviados a sair de nós mesmos, a sair da nossa zona de conforto para gastar a nossa vida em favor do Reino de paz, justiça, amor e fraternidade, comentou padre Antônio.

A celebração de abertura do Formise foi na Catedral de Juiz de Fora. O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo bispo da Diocese de Guaxupé (MG) e assessor do COMISE no Regional Leste 2, Dom José Lanza Neto.

A Diocese de Luz esteve representada pelo padre Patriky Samuel que é diretor espiritual do COMISE, que palestrou sobre a Espiritualidade na ação Missionária; o seminarista Filipe Augusto Costa que também é coordenador do COMISE Regional Leste 2, que durante o encontro abordou os encaminhamentos para a caminhada do Comissão Regional, e os seminaristas Douglas Morais e Brenner Ramos.

O evento encerrou com a celebração da Santa Missa de Envio, presidida por Dom José Lanza.

Fonte: CNBB Leste 2