Foi realizado nos dias 07 a 11 de julho de 2025, em Fortaleza/CE, o XXXVIII Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas com o tema: Sistema penal e delitos – Assinatura Apostólica e Tribunais Eclesiásticos e os 10 anos do Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus.
Foram os conferencistas o prof. Pe. Dr. Damián Astigueta, SJ – da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e o oficial do Tribunal da Assinatura Apostólica monsenhor Mário Ruy. Também ofereceu sua contribuição Dom Hugo Cavalcanti, OSB, sobre o Motu proprio.
Segundo Pe. Douglas Xavier foram dias de profunda reflexão canônica, troca de experiências e aprofundamento da fraternidade entre os canonistas do Brasil. Ressaltou, também, a atualidade e necessidade do direito penal canônico na Igreja e o cuidado das relações interpessoais e institucionais.
Que São Raimundo Peñaforte, padroeiro dos canonistas, proteja os que se dedicam a cuidar da organização das relações eclesiais à luz da Palavra de Deus: Deus ama o direito e a justiça (Sl138).
