Padre Carlos César participa e representa Diocese no Seminário Preservação dos bens culturais da Igreja no Brasil

Publicado em: 25 outubro 2017

Padre Carlos César de Faria esteve nos dias 23 e 24 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, participando e representando a Diocese de Luz no Seminário Preservação dos Bens Culturais da Igreja do Brasil, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (Nepac), do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação, pela Arquidiocese de Belo Horizonte e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento de dois dias foi realizado no auditório 1 do prédio 4, teve como objetivo estabelecer diretrizes para a atuação da comunidade acadêmica, eclesiástica, profissional e social envolvida na preservação dos bens culturais da Igreja, criando um espaço de diálogo e conhecimento quanto à preservação desses bens.

Estiveram presentes na mesa de abertura o padre Márcio Antônio de Paiva, chefe do Departamento e coordenador do Colegiado do Curso de Filosofia; Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Giselle Ribeiro de Oliveira; a delegada da Polícia Federal, Fátima Zulmira Rodrigues Bassalo; e Sérgio Alexandre, representando o secretário de Cultura de Sabará, Hamilton Alves.

Segundo o padre Márcio de Paiva, ressaltou sobre a preservação dos bens culturais em uma sociedade marcada pela cultura do descartável, que não é uma tarefa fácil, mas um desafio permanente, pois envolve muitos atores e instituições no entendimento do que significa um bem cultural na vida da humanidade. “Eles são um verdadeiro lugar antropológico. Diante da produção cultural, podemos entender os costumes e hábitos de um povo, suas forças morais e seus elementos estéticos”, disse.

Para Dom Geovane Silva, a Igreja, enquanto instituição por direito originário independentemente da autoridade civil, pode adquirir, administrar e possuir bens temporais para a consecução dos seus fins. Dentre as finalidades que a Igreja tem, ele cita como bens a evangelização, a catequese e a liturgia, as quais, segundo o bispo, se destinam em grande parte a produções artísticas desenvolvidas ao longo dos séculos. “O conceito de bens culturais na Igreja está intimamente ligado à consciência que ela tem da sua missão. No horizonte amplo e complexo desses bens, podemos distinguir três níveis de compreensão desse mesmo conceito: os colocados diretamente a serviço da missão da Igreja, como a arquitetura, a pintura, a escultura, o mosaico e a música; aqueles a serviço da cultura e história eclesial, como bibliotecas, documentos históricos e arquivos; e os produzidos pelos meios de comunicação de massa, possuidores de valores artísticos e eclesiais, como obras literárias, teatro e cinema, por exemplo”, falou. Dom Giovani afirma que a preservação dos bens culturais da Igreja evidencia também sua finalidade cultural, social e evangelizadora, pois, de acordo com ele, a arte é um elemento fundamental para a transmissão da fé.

A promotora de Justiça Giselle de Oliveira ressaltou como a concretização do esforço da Igreja Católica no Brasil em preservar seus bens culturais a criação, em maio de 2017, da Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais, da CNBB, e alega que, em Minas Gerais, a fé e a religiosidade estão enraizadas na cultura. “Faz parte da tradição de todos nós e, nesse contexto, esses bens configuram-se não apenas como testemunhos da religiosidade e da fé, mas também revelam aspectos históricos, que muitas vezes são a materialização da tradição, da memória e da identidade do povo mineiro. Portanto, é interesse coletivo, não somente daqueles que professam a religião católica. Esses bens já são configurados como arte”, garante.

Em seguida, houve a conferência mediada pelo professor e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura (Nepac), Aurino José Goes, e proferida pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Giselle Ribeiro de Oliveira, pelo padre Nivaldo Magela de Almeida Rodrigues, professor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ) da PUC Minas, e pelo padre Helton Ferreira Rodrigues, membro da Comissão Episcopal Pastoral Especial para os Bens Culturais da Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).