Início » Os leigos Luiz H. Coutinho e João Paulino concluíram Especialização em Catequética do IRPAC

A Comissão Bíblico-Catequética  do Regional Leste 2 da CNBB em parceria com a PUC Minas e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) promoveram entre os dias 05 e 17 de janeiro a Especialização em Catequética.

Neste ano, a Pós-Graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 3º e 4º módulo e ocorreu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, a Pós-Graduação tem o intuito de qualificar o trabalho das coordenações diocesanas de catequese. “A partir do curso é possível refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e conhecer as novas perspectivas e linguagens, sobretudo na cultura urbana e digital”, esclarece. “Outro diferencial é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, que auxiliam na intervenção nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas”, concluiu.

O curso do IRPAC nasceu em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e Dom Mário Gurgel. Numa época de extrema carência de formação das coordenações de catequese do Regional Leste 2, o curso ajudou a melhorar o “rosto” da catequese nas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para a coordenação de Catequese do Regional Leste 2, o IRPAC é uma tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.

Atualmente a Comissão Regional de Catequese é a equipe coordenadora do IRPAC, tendo à frente o Bispo diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, referencial da Comissão Bíblico-Catequética, Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Da Diocese de Luz, os alunos Luiz Henrique Ferreira Coutinho, Paróquia São Vicente de Paulo de Bom Despacho  e João Paulino, Paróquia Santa Rosa de Lima da cidade Santa Rosa da Serra, concluíram a especialização.