Órgão de Tubos da Matriz São Vicente Férrer, de Formiga, completa 82 anos

Início » Órgão de Tubos da Matriz São Vicente Férrer, de Formiga, completa 82 anos

No dia 25 de outubro, a Administração Municipal e a Paróquia São Vicente Férrer, de Formiga, realizarão uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário do instrumento

Para comemorar os 82 anos do Órgão de Tubos da Matriz, a Administração Municipal e a comunidade paroquial realizarão uma Missa em Ação de Graças, no dia 25 de outubro (sexta-feira). A celebração religiosa terá início às 19h00, na Igreja São Vicente Férrer, e contará com a apresentação do Coral Municipal.

Toda comunidade formiguense é convidada para este evento.

O instrumento histórico

Instalado na Matriz São Vicente no dia 27 de outubro de 1937, o Órgão de Tubos foi produzido especialmente para o templo religioso por encomenda do então pároco, Padre Remaclo Fóxius, e do imigrante austríaco residente na Cidade das Areias Brancas, Franz Stangelberger. Os construtores do instrumento foram os alemães Karl Egon Mohrle e Gustav Weissenrider, que trabalharam na conceituada fábrica de órgãos “E.F Walcker & Co.”, fundada em 1780. Ambos foram enviados ao Brasil para a montagem do órgão do Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro.

Por meio de Lei Municipal, em 2004, o instrumento foi instituído como patrimônio histórico de Formiga, sendo, no mesmo ano, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).