O contexto atual das vocações é tema da 37ª Assembleia da PV-SAV Leste 2

Publicado em: 16 novembro 2016

Entre os dias 11 a 13 de novembro, foi realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG) a 37ª Assembleia da Pastoral Vocacional -Serviço de Animação Vocacional do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estiveram presentes 70 pessoas, entre padres, religiosos(as), seminaristas, leigos e leigas, que trabalham diretamente no Serviço de Animação Vocacional nas (arqui)dioceses do Regional.

O diácono Ednaldo Vinícius esteve participando representando a Diocese de Luz.

O tema escolhido para esta assembleia foi: “O contexto atual das vocações”. O desenvolvimento do tema ficou sob a responsabilidade do professor Carlos Eduardo, Mestre em Ciências Sociais e Doutorando em Educação pela Unirio. Segundo o assessor para apresentar a vocação para o jovem nos dias atuais é preciso estar atento a três grandes aspectos: os novos desafios da cultura contemporânea, a crise epistemológica e o pluralismo religioso; diante disso é preciso enxergar a juventude em sua singularidade histórica e geracional; ajudar os jovens a construir projetos de vida; educa-los para a valorização do essencial e ao encontro pessoal com Cristo.

Foi realizado um trabalho de grupos que teve como objetivo criar prioridades para as Províncias Eclesiásticas no acompanhamento vocacional dos jovens. “Agradecemos a Deus por este momento tão rico que foi esta Assembleia da PV-SAV, e esperamos que cada animador vocacional, mesmo sabendo dos vários desafios experimentados pelas juventudes no cenário atual, não tenha medo de apresentar aos jovens a proposta da vocação cristã, que é exigente, mas que traz consigo a realização mais profunda”, disse o  coordenador da PV-SAV no Regional Leste 2, padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes.