Núcleo Diocesano CRB

Assessora diocesana: Irmã Juli Joy dos Reis

Fone: (37) 9 8832-8676

E-mail: arosita2001@yahoo.com.in

O Irmão Claudino Falchetto, fms, ex-Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil, lançou um concurso em 1985, em todo o Brasil para escolher o logotipo da CRB Nacional. Venceu o arquiteto, Irmão Analino Zorzi, fsc, religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas), de Porto Alegre (RS).

A interpretação feita pelo autor sobre sua arte: “As três faixas representam os três votos que os religiosos professam. As faixas formam visualmente as mãos em oração, orientadas para cima, num sentido positivo, para o bem, para Deus. A entrega, a oferenda do religioso e a aceitação e o envolvimento como seres humanos se encontram em Deus. E é com suas mãos que os religiosos ajudam a transformar a realidade num mundo de justiça e fraternidade, servindo os homens, seus irmãos. Sugerimos a cor azul, por lembrar o infinito de Deus e a eternidade do homem em Deus”.

Fundação

A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, por tempo indeterminado, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.

Finalidade e Missão

1. Animar a VC no Brasil, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos Institutos Religiosos (…);
  2. Coordenar atividades que visem a construção de alianças Intercongregacionais na formação e missão;
  3. Promover a inserção em meios populares em situação de risco social;
  4. Atuar em favor das Entidades Religiosas Católicas (…);
  5. Manter, acompanhar, apoiar e estimular projetos missionários e sociais, em todo o território nacional, em parceria com as Secções Regionais e entidades afins (…);
  6. Realizar seminários, palestras, cursos, encontros, congressos e fóruns (…) em vista da inclusão social;
  7. Comprometer-se na defesa dos direitos humanos e da justiça social (…);
  8. Estimular a manutenção de programas de proteção social para crianças, adolescentes, idosos e (…);
  9. Motivar a formação para a consciência e exercício da cidadania;
  10. Promover publicações e difusão de obras que visam ao desenvolvimento humano (…);
  11. Manter intercâmbio com instituições congêneres nacionais e internacionais e com o poder público.

CRB, GRATIDÃO ÀS DIRETORIAS – 1954-2016

Estimados/as Religiosos/as das DIRETORIAS que construíram a história da CRB Nacional!

O tesouro de qualquer Instituição são as pessoas. Cuidar bem delas é um ato de cidadania.

Em se tratando de uma Instituição Religiosa, como a CRB, que vive pelo Reino de Deus, cuidar das pessoas, além de um ato de cidadania, é um ato sagrado. Se todas as pessoas ligadas à CRB mereceram e merecem ser tratadas com a máxima consideração, vocês, que integram a história das DIRETORIAS, são dignas/os do melhor zelo.

Nas Assembleias Gerais, sempre coube a vocês, DIRETORIAS, inspirados/as pelo Espírito Santo e com os pés na realidade, estabelecer os horizontes e as prioridades trienais. Assim, a CRB Nacional, desde a fundação, soube dar as respostas adequadas às questões da realidade.

Com o saber das DIRETORIAS, a CRB Nacional manteve-se fiel à sua missão essencial, o Reino de Deus, o Reino do Amor, o Reino da Justiça e da Paz.

Com o acompanhamento das DIRETORIAS, a CRB Nacional expandiu-se em 20 Regionais e em centenas de Núcleos; dessa forma, a CRB se faz presente em todo o Brasil, onde as pessoas excluídas e indesejadas mais precisam da ternura de Deus. A VRC é a presença terma e amável do Reino entre as pessoas, especialmente as mais pobres.

É neste contexto que a CRB Nacional expressa gratidão aos Religiosos e às Religiosas que fazem parte da história das DIRETORIAS. Pela dedicação e pelo carinho, vocês fizeram e fazem da CRB Nacional um centro de vida e de amor, um centro de cuidado para a VRC do Brasil.

Com gratidão,

Irmã Maria Inês Ribeiro, mad