Coordenação diocesana:
Irmã Márcia Helena do Rosário Santos
O Irmão Claudino Falchetto, fms, ex-Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil, lançou um concurso em 1985, em todo o Brasil para escolher o logotipo da CRB Nacional. Venceu o arquiteto, Irmão Analino Zorzi, fsc, religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas), de Porto Alegre (RS).
A interpretação feita pelo autor sobre sua arte: “As três faixas representam os três votos que os religiosos professam. As faixas formam visualmente as mãos em oração, orientadas para cima, num sentido positivo, para o bem, para Deus. A entrega, a oferenda do religioso e a aceitação e o envolvimento como seres humanos se encontram em Deus. E é com suas mãos que os religiosos ajudam a transformar a realidade num mundo de justiça e fraternidade, servindo os homens, seus irmãos. Sugerimos a cor azul, por lembrar o infinito de Deus e a eternidade do homem em Deus”.
Fundação
A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, por tempo indeterminado, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico , tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55.
Finalidade e Missão
- Animar a VC no Brasil, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos Institutos Religiosos (…);
- Coordenar atividades que visem a construção de alianças Intercongregacionais na formação e missão;
- Promover a inserção em meios populares em situação de risco social;
- Atuar em favor das Entidades Religiosas Católicas (…);
- Manter, acompanhar, apoiar e estimular projetos missionários e sociais, em todo o território nacional, em parceria com as Secções Regionais e entidades afins (…);
- Realizar seminários, palestras, cursos, encontros, congressos e fóruns (…) em vista da inclusão social;
- Comprometer-se na defesa dos direitos humanos e da justiça social (…);
- Estimular a manutenção de programas de proteção social para crianças, adolescentes, idosos e (…);
- Motivar a formação para a consciência e exercício da cidadania;
- Promover publicações e difusão de obras que visam ao desenvolvimento humano (…);
- Manter intercâmbio com instituições congêneres nacionais e internacionais e com o poder público.
CRB, GRATIDÃO ÀS DIRETORIAS – 1954-2016
Estimados/as Religiosos/as das DIRETORIAS que construíram a história da CRB Nacional!
O tesouro de qualquer Instituição são as pessoas. Cuidar bem delas é um ato de cidadania.
Em se tratando de uma Instituição Religiosa, como a CRB, que vive pelo Reino de Deus, cuidar das pessoas, além de um ato de cidadania, é um ato sagrado. Se todas as pessoas ligadas à CRB mereceram e merecem ser tratadas com a máxima consideração, vocês, que integram a história das DIRETORIAS, são dignas/os do melhor zelo.
Nas Assembleias Gerais, sempre coube a vocês, DIRETORIAS, inspirados/as pelo Espírito Santo e com os pés na realidade, estabelecer os horizontes e as prioridades trienais. Assim, a CRB Nacional, desde a fundação, soube dar as respostas adequadas às questões da realidade.
Com o saber das DIRETORIAS, a CRB Nacional manteve-se fiel à sua missão essencial, o Reino de Deus, o Reino do Amor, o Reino da Justiça e da Paz.
Com o acompanhamento das DIRETORIAS, a CRB Nacional expandiu-se em 20 Regionais e em centenas de Núcleos; dessa forma, a CRB se faz presente em todo o Brasil, onde as pessoas excluídas e indesejadas mais precisam da ternura de Deus. A VRC é a presença terma e amável do Reino entre as pessoas, especialmente as mais pobres.
É neste contexto que a CRB Nacional expressa gratidão aos Religiosos e às Religiosas que fazem parte da história das DIRETORIAS. Pela dedicação e pelo carinho, vocês fizeram e fazem da CRB Nacional um centro de vida e de amor, um centro de cuidado para a VRC do Brasil.
Com gratidão,
Irmã Maria Inês Ribeiro, mad
Presidente Nacional da CRB
 
				