Núcleo de Escolas Católicas disponibiliza materiais pedagógicos para aumentar o amor por São José nas Escolas

Início » Núcleo de Escolas Católicas disponibiliza materiais pedagógicos para aumentar o amor por São José nas Escolas

Em 2021, completam-se 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica. Por isso, o Papa Francisco, por meio da Carta Apostólica “Patris Corde”, convocou um ano especial para aumentar o amor por este grande Santo: o Ano de São José.  Para marcar esta celebração, o Núcleo de Escolas Católicas da SM Educação, uma editora católica mariana voltada especialmente para produções direcionadas ao ambiente educacional público e privado compartilha uma série de materiais didáticos voltados para agentes de pastoral e educadores.

O objetivo deste projeto é “aumentar o amor por São José nas Escolas”. De acordo com Humberto Herrera Contreras, da SM Educação, todos os materiais são gratuitos. Para acessá-los basta preencher um breve formulário.

O padre da Congregação dos Oblatos de São José, José Neto, membro da Rede OSJ de Educação, em um dos vídeos publicados explicando o objetivo do projeto, enaltece a figura de São José como o “educador de Jesus e modelo de educador”.

A irmã da Congregação das Irmãs de São José de Chamberry, Maria das Graças, reforça o convite feito a todos educadores que atuam nas escolas católicas neste ano dedicado a São José. “Vamos apresentar aos Estudantes a vida de um grande Santo. Pai de Jesus, esposo de Maria. Ele tem muito a nos ensinar”, disse.

Materiais disponibilizados gratuitamente:

1.       Série de Podcast sobre “São José, Educador”

 A nova série de podcasts do Núcleo de Escolas Católicas traz 3 episódios inéditos para refletir sobre “São José Educador”. O objetivo é conhecer a missão de São José à luz da Palavra de Deus, bem como destacar as virtudes que nos inspiram a seguir seu exemplo. Com conteúdo inspirador e entrevistas exclusivas com religiosos e religiosas, o primeiro episódio da série já está disponível no Spotify e SoundCloud. Ouça agora!

Ep.1 – São José na Bíblia | Entrevistado: Pe. João Mendonça, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

O primeiro episódio da nossa série especial do Ano de São José, realizada pelo Núcleo de Escolas Católicas, traz reflexões e detalhes sobre “São José na Bíblia”, com entrevista exclusiva do padre João Mendonça. Ouça já e inspire-se com o exemplo de São José! A série tem outros dois episódios.

2.       Material com Atividades Didáticas para Crianças

O Núcleo de Escolas Católicas convida você a conferir um material digital exclusivo, com sugestões de atividades e jogos educativos que poderão ser explorados com as crianças na escola, possibilitando que reconheçam na pessoa e missão de São José um exemplo para suas vidas.

3.       CD de músicas sobre São José e caderno de oração e Novena a São José

 Para celebrar essa data, a Congregação dos Oblatos de São José, Província Nossa Senhora do Rocio (Brasil), disponibiliza gratuitamente um CD com 21 faixas especiais, incluindo cifras e letras completas, além de outros materiais que serão valiosos nas comemorações do Ano de São José.

Acesse aqui os downloads: www.materiais.smbrasil.com.br para conferir e baixar o material completo.

Fonte: CNBB