Novo censo aponta 623 comunidades e 52 paróquias na Diocese de Luz

Início » Novo censo aponta 623 comunidades e 52 paróquias na Diocese de Luz

Um novo censo foi realizado pela Pastoral da Evangelização, por meio do assessor padre Patriky Samuel, nele aponta a atualização das comunidades e paróquias pertencentes à Diocese de Luz, no ano de 2017.

De acordo com o censo, atualmente, são 623 comunidades pertencentes às 52 paróquias dos 32 munícipios. Dessas 623, 350 são comunidades urbanas e 273 comunidades rurais. Está prevista para janeiro de 2018 a criação da 53ª, a Paróquia São Sebastião, em Biquinhas.

Os novos números foram apresentados durante a reunião do clero, realizada na terça-feira, 05 de dezembro.

As paróquias com maior número de comunidades são: Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, de Bom Despacho e Paróquia Santo Antônio, de Santo Antônio do Monte, ambas com 23 comunidades.  A Nossa Senhora do Bom Despacho têm 17 comunidades urbanas e 06 rurais. A Paróquia em Santo Antônio do Monte são 15 urbanas e 08 rurais.

De acordo com padre Patriky, o primeiro censo foi realizado no ano de 2015, e apontava 608 comunidades, 49 paróquias e 03 regiões de pastoral. Em dois anos, 02 paróquias, 15 comunidades e mais 02 regiões pastoral foram instituídas na diocese.

A Diocese implantou recentemente a Região Pastoral Nossa Senhora Aparecida, em Lagoa da Prata, que no futuro se tornará uma nova paróquia, ainda encontra-se em processo de formação mais uma Região Pastoral, em Arcos, e uma Paróquia Militar, localizada em Bom Despacho, que está dentro do território diocesano. Ambas, não possuem comunidades.