Montes Claros (MG) terá arcebispo coadjutor nomeado pelo Papa

Início » Montes Claros (MG) terá arcebispo coadjutor nomeado pelo Papa

Com a nomeação, Dom João Justino de Medeiros se despedirá da arquidiocese de Belo Horizonte, onde até então era bispo auxiliar

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom João Justino de Medeiros Silva, foi nomeado nesta quarta-feira, 22, como arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG). Como tal, ele irá auxiliar o governo pastoral de Dom José Alberto Moura, css, arcebispo metropolitano local.

Dom João Justino é natural de Juiz de Fora (MG), nascido em 22 de dezembro de 1966. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Santo Antônio, na arquidiocese de Juiz de Fora. É doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Sua ordenação sacerdotal foi em 13 de dezembro de 1992. Como padre na arquidiocese de Juiz de Fora, desempenhou várias funções, como vigário paroquial, coordenador regional de pastoral, professor, reitor do seminário arquidiocesano e membro do conselho presbiteral.

Ele também foi assessor e perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Leste 2.

Em 21 de dezembro de 2011, foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte pelo então Papa Bento XVI. A ordenação episcopal foi em 11 de fevereiro do ano seguinte. Na CNBB, Dom João Justino é, atualmente, o presidente da Comissão para a Educação e Cultura.

O bispo ou arcebispo coadjutor é um assistente do arcebispo governante e tem direito à sucessão.