Missionários da XXI Romaria das Águas participam da Missa de Envio

Publicado em: 10 setembro 2018

No domingo, 09 de setembro, na Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa da Prata, houve a Missa de Envio dos Missionários da XXI Romaria das Águas.

A Santa Missa foi presidia pelo bispo Dom José Aristeu e concelebrada pelo coordenado de Pastoral, padre Patriky Samuel, pelo pároco padre Joel Bernardes Macedo e o Frei Gilvander.

Durante a semana os missionários farão as visitas nas residências, escolas,instituições e casas de recuperação, em Lagoa da Prata. Durante as noites estarão em todas Comunidades da paróquia trabalhando o encontro preparatório da Romaria.

Neste ano, a Diocese de Luz sediará a XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais. O grande evento será no dia 16 de setembro, na Paróquia São Francisco de Assis, em Lagoa da Prata.

Romaria das Águas e da Terra

Há 20 anos as Romarias das Águas de da Terra são promovidas nas dioceses de Minas Gerais, neste ano de 2018 será a primeira vez na Diocese de Luz, na cidade de Lagoa da Prata.

As Romarias é uma iniciativa da Comissão da Pastoral da Terra – CPT. Elas são tradicionais, têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outras religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.

As Romarias da Terra tem como foco o coletivo e a realidade do povo. “A romaria contribui para transformar a mística e a espiritualidade em gesto e compromisso concretos”.

A CPT realiza Romarias da Terra desde 1978. As primeiras se deram no Rio Grande do Sul e em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Há grande diversidade de Romarias, tanto pela periodicidade com que são realizadas, quanto aos locais.