Missa em Ação de Graças marca os 10 anos do Terço dos Homens, em Arcos

Publicado em: 6 janeiro 2020

O Terço dos Homens da Paróquia Santo Antônio, em Arcos, completou 10 anos de existência. A data foi marcada com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo referencial do Terço dos Homens da CNBB, Dom Gil Antônio Moreira, da Arquidiocese de Juiz de Fora/MG e concelebrada pelo pároco padre Paulo César Rodrigues.

A celebração iniciou com a reza do Terço.

Após a Missa houve uma confraternização especial no Pátio da Trezena.

Desde as primeiras reuniões para a reza do terço foi formado o coral que se intitulou Coral Filhos de Maria.

O Terço dos Homens é rezado todas as segundas-feiras, às 20h00, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Arcos.

O Coral do Terço

Nos anos de 2016 a 2019 o Coral e toda a equipe do Terço dos Homens da Paróquia Santo Antônio participou da Vigília que é realizada todos os anos durante o encontro Nacional do Terço dos Homens, no Santuário Nacional em Aparecida/SP.

Em 2018, o Coral “Os filhos de Maria”, além de participar da Vigília, também foi convidado para cantar na Missa Oficial do Encontro Nacional do Terço dos Homens, no ano que foi celebrado o Jubileu em comemoração dos 300 Anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O início de tudo

O início do Terço dos Homens na Paróquia Santo Antônio se deu 14 de dezembro de 2009. O então funcionário dos Correios, Renato Teixeira Ramos, foi trabalhar na cidade de Itapecerica/MG e ficou sabendo do Terço dos Homens que era realizado naquela cidade e decidiu participar.

Encantado com a beleza do Terço Mariano, onde somente homens participavam, ele assim que chegou de volta na cidade de Arcos imediatamente procurou o Pároco da Paróquia de Santo Antônio, na época Padre Antônio de Simone.

Renato expôs sua vontade de fundar o Terço dos Homens na Paróquia.

Padre Antônio prontamente apoiou a ideia e se dispôs a ajudar no que fosse necessário.

A partir do apoio do Pároco, alguns homens da comunidade formaram uma comissão na qual buscou adquirir conhecimento sobre o Terço dos Homens e seu funcionamento.

Como é de costume entre os novos grupos de Terço dos Homens que se formam, os homens da Paróquia Santo Antônio foram até a cidade de Lagoa da Prata, na Paróquia São Carlos Borromeu em busca da experiência necessária para a formação do terço e assim aprenderam o seu funcionamento.

Assim o Terço dos Homens da cidade de Lagoa da Prata passou a ser o padrinho do Terço dos Homens da Paroquia Santo Antônio de Arcos.

O primeiro Terço dos Homens da Paroquia Santo Antônio de Arcos foi rezado no dia 14 de dezembro de 2009.

Neste primeiro Terço estiveram presentes mais de 220 homens.

A partir deste dia, o Terço dos Homens da Paroquia Santo Antônio não parou mais de crescer.Com uma frequência mínima de 200 homens, ele acontece todas as segundas-feiras na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio em Arcos/MG.

O Terço já apadrinhou e ajudou na fundação dos terços da Paróquia do Rosário, Paróquia São Cristóvão, Comunidade da Ilha e Comunidade do Bairro Esplanada, todas na Cidade de Arcos.

Nas cidades vizinhas o Terço dos Homens da Paróquia de Santo Antônio apadrinhou a criação do Terço das cidades de Pains, Córrego Fundo, Capitólio, Passos, Piumhi, Vargem Bonita e na comunidade da Betânia, que pertencente ao Município de Pedra do Indaiá.

No Terço dos Homens já passaram quatro coordenadores que são eles: Nelson Assis, Airton Assis, Guilherme Victor e atualmente o coordenador é Paulo Sergio que ajudaram e ajudam a coordenar o Terço, juntamente com uma equipe de homens.

Com a chegada do pároco Paulo Cesar, o Terço dos Homens continua tendo todo apoio e direção espiritual.