Milhares de catequistas estiveram em Aparecida, e a Diocese de Luz enviou representantes

Publicado em: 10 fevereiro 2020

Nos dias 07 a 09 de fevereiro,  o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida foi o ponto de encontro de milhares de catequistas, de todas as regiões do Brasil, para participar do encontro de formação ‘Catequistas Brasil 2020’. A Diocese de Luz esteve representada pelos catequistas: Florismar Roque da Silva, Maria Aparecida Ferreira Moura e Vera Lúcia Gontijo (Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Arcos/MG); Marta Delfino e Rafael Junior (Paróquia São Pedro Apóstolo/Moema/MG).

Durante os três dias, os catequistas refletiram o tema:‘Venha e Veja’, o evento contou com mais de 50 atividades simultâneas sendo realizadas em sete locais: na arena, no boulevard externo e nas salas do subsolo.

Os catequistas participaram de atividades para capacitação técnica, didática e espiritual, além de shows com artistas da música católica.

‘Valores na Atualidade’ é tema de palestra do Projeto Devotos Mirins no Catequistas Brasil

Pela segunda vez, o Projeto de Educação Infantil do Santuário Nacional, Devotos Mirins participou o evento ‘Catequistas Brasil’, realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, entre os dias 7 e 9 de fevereiro. No dia 8, a psicopedagoga e conteudista das revistas Devotos Mirins e Jovens de Maria, Raquel Godoy, conduziu uma palestra com o tema ‘Valores na Atualidade’.

Na palestra, Raquel provocou reflexões sobre a percepção dos valores, de modo especial na vida dos catequizandos. A psicopedagoga ressaltou que valores são ensinados, e que as crianças e jovens têm a noção do que são valores morais, porém são moldadas de acordo com o ambiente em que crescem e com os ensinamentos que recebem. Raquel destacou ainda a importância de ensinar o valor da conquista, do esforço e do autocontrole às crianças e aos jovens.

Durante o encontro, os catequistas presentes partilharam testemunhos sobre suas vivências e Raquel salientou a necessidade dos catequistas não serem superficiais na transmissão dos valores a seus catequizandos, e de não serem catequistas “água com açúcar”. Ao final do encontro, Raquel convidou os catequistas a seguirem alguns passos: “serem justos, amar uns aos outros, valorizar a bondade e a vida em comunidade e seguir os caminhos de Deus”.

O evento Catequistas Brasil contou com um estande do Projeto Devotos Mirins para que os catequistas presentes tivessem acesso e conhecessem os subsídios oferecidos pelo Santuário Nacional para auxiliar na formação religiosa e pessoal de crianças e jovens. Os catequistas inscritos no evento puderam, ainda, retirar minigibis de catequese, para utilizar como recurso de apoio em suas comunidades.

Fonte: A12