Luz recebe visita de arcebispo e padres da Arquidiocese de Montes Claros

Publicado em: 12 junho 2019

Na sexta-feira, 07 de junho, a Diocese de Luz, por meio do coordenador de Pastoral, padre Patriky Samuel, recebeu a visita do bispo da arquidiocese de Montes Claros, Dom João Justino, acompanhado dos padres Dorival Barreto (Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José), Pedro Cruz (Santa Rita de Cássia) e Deangeles Araújo (Senhor Bom Jesus, Claro dos Poções).Os sacerdotes conheceram as dependências do Centro de Memória Nossa Senhora da Assunção.

A arquidiocese de Montes Claros tem a intenção de também criar onde atualmente é o Palácio Episcopal em um memorial.

De acordo com padre Patriky, o Centro de Memória da Diocese de Luz é o pioneira neste trabalho.

A exposição

O Palácio Episcopal, com tudo o que ele contém, é lugar de memória pelo fato de evocar todo o passado que o envolve. Guarda a história das pessoas, da porção do povo de Deus que viveu e vive sob a sombra, os relacionamentos com a própria Igreja e com a sociedade que se desenvolveu à sua volta aos longo desses 100 anos. É lugar de memória porque em seu interior existem traços da vida política da região e também do país; porque guarda inúmeras experiências pessoais e coletivas de muitos homens e mulheres. Acima de tudo, guarda a memória da fé e o esforço no anúncio de Cristo. Podemos afirmar que a memória é vida. Assim, a história e memória da Diocese são partes da história sagrada do povo de Deus; por isso; merece e precisa ser sempre contada a cada nova geração.

O “Centro de Memória – Nossa Senhora da Assunção” tem a intenção de proporcionar uma visão panorâmica da história de evangelização da Diocese, desde sua fundação até os dias atuais.

Para isso foi todo organizado em salas temáticas, que mostra as diferentes dimensões da caminhada diocesana, através de fotografias, objetos litúrgicos, imagens sacras, móveis, documentos, livros, revistas, jornais e subsídios pastorais.

Sala de Fundação

Conhecer a história enrique e aprofunda a consciência de Povo de Deus. Nesta sala está reunida parte do acervo que recorda a fundação e instalação da Diocese.

Sala de Liturgia

Nesta estão expostos objetos de uso litúrgico-pastoral que rememoram o jeito de rezar do povo da Diocese e a espiritualidade que perpassou cada momento histórico.

Sala das Vocações

Seu objetivo é valorizar as vocações sacerdotais e religiosas da Diocese. O acervo dá maior ênfase aos trabalhos do Seminário Diocese.

Sala de Pastoral

Nesta sala destacam-se as principais atividades pastorais desenvolvidas pela Diocese de Luz, mostrando o que mais intensamente marcou as diversas fases da caminhada pastoral.

Sala de Comunicação Social

O objetivo desta sala é expor os veículos de comunicação social (jornais, boletins, informativos…) usados pela Diocese ao longo da história. Destacam-se os jornais “Luz do Aterrado”, impressos pela Tipografia Diocesana em 1922.

Sala de Obras e Construções

Nesta há as principais obras que foram realizadas na Diocese. Procura-se ressaltar os diversos estilos arquitetônicos e valorizar a riqueza da arte sacra presente nas paróquias. Destaca-se a construção da nova Catedral de Luz, edificada entre 1936 a 1941.

Galeria dos Bispos

Localizada no corredor central, reúne fotos oficiais, brasões de armas e biografias dos bispos que serviram a Diocese como pastores do Povo de Deus.

Acervo Diocesano

O “Centro de Memória” possui um grande acervo documental, de paramentos, objetos litúrgicos, objetos pessoais de padres e bispos, bem como uma biblioteca histórica.

Galerias do Palácio

No subsolo ou porão é possível vislumbrar as pedras e paredes que sustentam esta histórica e edificação. Espaço preparado para receber exposições periódicas, especialmente aquelas que mostram a riqueza da piedade popular de nossa gente.

Endereço e contato

Centro de Memória Nossa Senhora da Assunção