Leste 2: Pe. Tonhão participa do Congresso Missionário em Ipatinga/MG

Início » Leste 2: Pe. Tonhão participa do Congresso Missionário em Ipatinga/MG

Cento e vinte missionários do Regional Leste 2 da CNBB estiveram reunidos em Ipatinga (MG) para a primeira edição do Congresso Missionário  Regional. O encontrofoi organizado pelo Conselho Missionário Regional (Comire).

O vigário geral da Diocese de Luz, padre Antônio Campos Pereira ( padre Tonhão), esteve presente e representando a Diocese no evento.

Cerimônia de Abertura

Na noite de quinta-feira (22), a recepção oficial do evento, realizada no Santuário São Judas Tadeu, motivou os participantes a compreender sua vocação missionária. Com clima oracional, os organizadores acolheram os visitantes com reflexões sobre a importância deles na evangelização. Participaram da cerimônia, dom Esmeraldo Barreto de Farias, referencial nacional para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom José Lanza Neto, referencial regional da mesma dimensão, dom Marco Aurélio, além de integrantes do Comire.

Na sexta-feira (23), pela manhã, o assessor do encontro, padre Sidnei Dornelas, da Comissão Nacional para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial, desenvolve a dimensão da misericórdia da ação da Igreja com os participantes. “Não existe missão sem uma Igreja misericordiosa, que busca fazer o bem pelos outros, que tem compaixão pela humanidade”. “É impossível a gente pensar uma Igreja misericordiosa que não saia de si”, afirmou padre Sidnei.

A escolha da cidade sede para o congresso foi a caminhada missionária já realizada pela Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. Em sua passagem pelo encontro, dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo anfitrião, valorizou a oportunidade de acolher os missionários de outras dioceses e a facilidade para a participação de leigos e padres da própria diocese. “É um enriquecimento na dimensão missionária para nós, prestar um serviço e, ao mesmo tempo, fazendo a experiência de acolhida nas famílias e, ainda, as paróquias que se enriquecem com as celebrações [e presença] dos membros do congresso”.

Durante o almoço, um grupo de crianças apresentou uma dança típica da região, o congado. A iniciativa é uma forma de preservar uma tradição quase centenária numa comunidade rural de Ipatinga, Ipaneminha. Para o coordenador do projeto, Elias Ferreira da Silva, envolver as crianças com o congado é garantir que a tradição local será preservada no futuro, além de contribuir no desenvolvimento da auto-estima e no processo de aprendizado dos envolvidos.

À tarde, os participantes se dividiram em grupos temáticos para discussão de assuntos direcionados com implicações na ação missionária, como MissãoAd Gentes, Missionários Presbíteros, Infância e Adolescência Missionária e também Santas Missões Populares, grupo assessorado pelo padre Henrique Neveston, coordenador de pastoral da diocese.  Ao fim das atividades do dia, foi celebrada uma missa com a presidência de dom Esmeraldo e concelebração de dom Lanza, além de outros padres.

Fonte: Cnbbleste2