Lagoa da Prata: Pastoral Familiar promove o primeiro encontro de casais conviventes

Publicado em: 23 agosto 2017
Bernadete Seixas

Na manhã de domingo, 20 de agosto, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Lagoa da Prata, foi realizado pela Pastoral  Familiar o primeiro encontro de casais conviventes para o casamento.

Os casais conviventes são casais com famílias constituídas, com filhos, porém não receberam ainda o Sacramento do Matrimônio. Com isso, a Pastoral Familiar preparou a catequese matrimonial para esses casais.

O evento iniciou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco padre Marcos Vinícius de Paula Silva. Durante todo o dia houve palestras como: Amor Conjugal; Paternidade e Maternidade Responsável; Os Sete Sacramentos; Espiritualidade Familiar e Família Igreja Viva.

De acordo com a coordenação diocesana da pastoral, Ênio Jose Cardoso e Maria Aparecida Resende Cardoso, dezenove casais estiveram participando do encontro.

Os coordenadores também ressaltaram sobre o novo modelo de catequese para os casais. É a catequese para os chamados “casamentos comunitários”. Nós do NFE – Núcleo de Formação e Espiritualidade, do Regional Leste 2 fizemos uma pesquisa nos documentos da Igreja e encontramos a expressão “Catequese Matrimonial para Casais Conviventes”. E essa expressão foi usada no subsídio “Sugestão para Dinamização do Setor Casos Especiais / Regional Leste 2, lido e aprovado por Dom Célio de Oliveira Goulart e Dom Waldemar Chaves de Araújo.

Fotos

Compartilhe com seus amigos: