Juventude se encontrou em Samonte para celebrar DNJ 2019

Publicado em: 21 outubro 2019

O evento reuniu mais de três mil jovens. Foi um dia de oração, música e confraternização para a juventude da Diocese de Luz

O Dia Nacional da Juventude na Diocese de Luz foi comemorado neste domingo, 20 de outubro, na cidade de Santo Antônio do Monte, mais de três mil jovens estiveram presentes. Os participantes vieram das 33 cidades da região, representando as 53 paróquias.  Houve também a presença de jovens da Diocese de Divinópolis. O DNJ deste ano teve como tema: Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama a civilização de amor.

A festa iniciou ainda bem cedo com a acolhida das caravanas que ao chegarem eram recebidas com café, nos pontos espalhados por toda a praça da Igreja Matriz Santo Antônio. Na concentração eles foram acolhidos pelas equipes e pelo bispo diocesano Dom José Aristeu, que também presidiu a celebração da Santa Missa, juntamente concelebrada por vários padres e seminaristas.

Durante o trajeto dos jovens para à Sede Campestre do Glória Clube, a animação ficou por do Trio Elétrico e com Banda Dom do Alto de Formiga/MG. Ao chegarem no espaço houve a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Aristeu e concelebrada por alguns padres da Diocese, os padres das paróquias de Samonte, o diácono Alexandre da Costa e seminaristas.

Na parte da tarde, as atividades iniciaram com a apresentação do DJ Daniel, que é da cidade de Pains e coordenador da juventude da Forania de Arcos. Os seminaristas dos cursos de Teologia e Filosofia, da casa de BH, junto com o reitor padre Fábio Costa falaram um pouco da vocação. E antes do show houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Durante o evento houve sorteio de brindes que foram patrocinados pelo Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG.

Um dos momentos mais aguardados pelos jovens foi a apresentação da Banda Aviva de Lagoa da Prata, que não deixou ninguém parado.

Parceiros

De acordo com o assessor e também coordenador do evento, padre João Veloso o DNJ só foi possível com o trabalho e parceria de algumas empresas e voluntários dos movimentos e pastorais.

Padre João Veloso, comentou que o evento foi dentro das expectativas. Foi uma festa linda! A cada ano, a gente vai aprimorando e deixando o DNJ cada vez mais organizando. Em Samonte, não foi diferente, tivemos uma grande comissão, e várias reuniões ao longo do ano, em preparação para este dia. Tivemos também a presença, o apoio e a parceria da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, na pessoa do prefeito Edmilson Aparecido Costa (Dinho do Braz) e do secretário de Esporte e Lazer, Antônio Fernando Bolina Batista.

Cruz Missionária da Juventude

Neste ano, a Comissão Organizadora criou uma novidade: o envio da Cruz Missionária da Juventude, que percorreu as três paróquias da cidade sede do evento, nos três finais de semana que antecedeu o DNJ, como uma forma de preparar o município para o momento da juventude.

A Cruz iniciou a peregrinação no domingo, 29 de setembro, chegando na Paróquia de São João Bosco, depois seguiu para a Paróquia São José e encerrou na Paróquia Santo Antônio.

No dia do evento, onde os jovens em procissão levaram a Cruz até o Glória Clube, onde ficou exposta durante a Santa Missa.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ é realizado em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.