Igreja no Brasil mobiliza comunidades a celebrarem o JUNHO VERDE

Início » Igreja no Brasil mobiliza comunidades a celebrarem o JUNHO VERDE

O presidente da Cáritas Diocesana, padre Geraldo Agostinho Teixeira gravou um vídeo com o objetivo de motivar as comunidades eclesiais missionárias da Diocese de Luz a mobilizarem iniciativas junto aos governos, entidades de ensino e nos ambientes eclesiais para promover a ecologia integral, no cuidado e na preservação da Casa Comum.

A Campanha Junho Verde, estabelecida pela Lei 14.393/2022, enfatiza o compromisso pela conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como o controle da poluição e da degradação dos bens naturais, que são dons de Deus e obras da Criação.

“A Lei, de iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visa estimular iniciativas do poder público em parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, igrejas, comércio, entidades da sociedade civil, comunidades tradicionais e populações indígenas etc”.

Neste contexto sugere, por exemplo, que as igrejas locais, em diálogo com os movimentos populares e o poder legislativo e judiciário, promovam audiências públicas ou debates, durante o mês de junho, para avaliar as urgências e necessidades nos territórios frente aos principais desafios socioambientais.

Como iniciativas de visibilidade e divulgação do Junho Verde, sugere-se que pode-se pensar em iluminar de verde, à noite, as igrejas ou outros lugares cristãos emblemáticos.

“Podem ser expostos cartazes da Campanha Laudato Si’ nas igrejas, ou produzidos materiais que evidenciem o apoio ao Junho Verde, com a logomarca da Campanha Laudato Si. Podem ser organizadas entrevistas e transmissões nas TVs e rádios católicas, ou outras iniciativas sugeridas pela criatividade das PASCOM locais.”

Adaptação: CNBB