Igreja celebra 25 anos de vida sacerdotal com padre Ildo Balduíno

Publicado em: 12 setembro 2017

Na manhã de domingo, 10 de setembro, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Formiga, igreja e fiéis celebraram com o vigário padre Ildo Balduíno 25 anos de vida sacerdotal.

A missa foi presidia pelo aniversariante padre Ildo, e concelebrada pelo bispo diocesano Dom José Aristeu; pelo vigário diocesano padre Antônio Campos Pereira; o representante dos presbíteros padre Cássio Wagner  Alves Vieira; pelo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Formiga, padre Igor Valadão; pelo pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de Formiga, padre Ubiratan Oliveira; pelo pároco da Paróquia São José Operário, de Bom Despacho, padre Ivanildo Rodrigues Miranda; pelo vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, de Lagoa da Prata, monsenhor Eustáquio Afonso de Souza e pelo vigário da Paróquia São Vicente Férrer, de Formiga, padre Cleuber Alves da Silva e o amigo padre José Ananinas, da Diocese de Oliveira.

No início da missa padre Ildo foi surpreendido com a presença de seus familiares e amigos de outras cidades que vieram homenageá-lo. Seus pais Otacílio Costa e Elvira Amorim também estiveram presentes.

A celebração contou com a presença do Coral da Galera (coral apenas com vozes masculinas).

Após, houve um almoço de confraternização preparado pela paróquia, amigos e membros de comunidades, pastorais, e movimentos.

Padre Ildo

No dia 03/09/1961 nascia em Matutina, Minas Gerais, Ildo Balduíno de Freitas, primogênito de uma família de 10 filhos, seus pais Otacílio Duarte Costa e  Elvira Rodrigues Amorim.

Estudou o primário na Escola Municipal José Franco em Matutina, o segundo grau foi feito na Escola Estadual São Pio X, em São Gotardo. Na cidade de Luz fez Técnico de Contabilidade no Colégio Estadual Zico Tobias.

Em 1983 iniciou sua caminhada no Seminário, fez o Curso de Filosofia no Seminário Diocesano de Luz. Concluiu os cursos de História e Geografia pela Faculdade Auto São Francisco. A Teologia foi feita no Instituto Dom João Resende Costa, em Belo Horizonte – PUC Minas.

Ordenado Diácono aconteceu em 02/02/1992 na cidade de Matutina, e ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. A Ordenação Sacerdotal foi em 12/09/1992 na cidade de Arcos, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, presidida por Dom Belchior Joaquim da Silva Neto.

A primeira Paróquia que atuou como vigário foi em Arcos, Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Assim começou a jornada como Vigário nas Paróquias Sagrado Coração de Jesus em Formiga, São Carlos Borromeu em Lagoa da Prata e novamente aqui, Paróquia Sagrado Coração de Jesus onde no dia 17/02/2016.

Como Pároco atuou nas Paróquias São José em Medeiros, Paróquia Santo Antônio em Pratinha, São José Operário em Bom Despacho e São Judas Tadeu em Formiga.

Como dom de Evangelização, participou de programas de Rádio, atualmente, tem programas na Rádio 93 FM e na Rádio Cor. É grande devoto de Santa Rita de Cássia e São Judas Tadeu.