Formação contínua de catequistas: os primeiros ensinamentos

Início » Formação contínua de catequistas: os primeiros ensinamentos

A vocação do catequista pede conhecimento da Doutrina, exemplo de vida, didática e clareza para transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo. Na catequese infantil, é comum que se ensine as orações do Pai-Nosso e a Ave-Maria. Já nos encontros de jovens e adultos, talvez esse e outros ensinamentos mais básicos sejam deixados de lado, porque nos parecem ser conhecidos por todos. Mas, vez ou outra, algum catequizando pode desconhecer essas orações ou o modo correto de fazer o sinal da cruz ou os momentos de estar em pé e ajoelhar-se na Santa Missa. Por isso, o catequista precisa estar atento a essas lições e fazê-lo de forma discreta, para evitar constranger o catequizando.

De fato, mesmo aqueles que não participam ativamente das missas conhecem as orações e sabem fazer o sinal da cruz. E isso pode agravar a situação de quem não sabe, porque o catequizando, percebendo que todos sabem a oração da Ave-Maria (por exemplo), pode sentir-se constrangido em perguntar e acaba participando dos encontros sem saber ao certo a oração.

Formação-contínua-de-catequistas-os-primeiros-ensinamentos

Foto Ilustrativa: sabelskaya by Getty Images

Quais devem ser os primeiros ensinamentos?

A dica é ensinar a todos os preceitos mais básicos desde os primeiros encontros e deixar claro que qualquer dúvida pode ser exposta sem timidez. Uma vez que esses preceitos básicos sejam o tema principal do encontro, aquele que não conhece as orações ou os ritos litúrgicos se sentirá mais à vontade para apresentar suas dúvidas.

Se possível, entregue as orações por escrito logo no primeiro encontro. Sugiro o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Credo, que fazem parte do rito litúrgico das missas. Outra sugestão é levar os catequizandos até o altar e demonstrar as etapas da Santa Missa. Nesse momento, sem aprofundar-se tanto nos ritos litúrgicos, mas para indicar o significado e a importância de cada gesto realizado, do momento de ajoelhar-se e pôr-se de pé, fazendo com que eles compreendam a participação da assembleia durante a celebração.

Um ponto importante é a familiarização com a Bíblia Sagrada. É bom que o catequista ensine a buscar os livros, capítulos e versículos, inclusive, citando alguns trechos e pedindo que os catequizandos os localizem em suas bíblias. Estes três pontos: orações, Missa e Bíblia devem ser tratados logo nos primeiros encontros, porque se tornarão parte da vida religiosa deles.

Leia mais:
.: Dicas para catequistas
.: Qual a importância da catequese para a fé das crianças, jovens e adultos?
.: Por que é necessário ter catequese e catequistas?
.: Como incentivar as crianças a gostarem da Palavra de Deus? 

Passe confiança e segurança para seus catequizandos

Reforço que essas dicas têm a intenção de acolher o catequizando que pouco conhece da doutrina, sem constrangê-lo ou obrigá-lo a perguntar, porque essa pergunta pode não surgir e a dúvida se manterá. Nas palavras do Santo Papa João Paulo II: “Fim específico de toda a obra e forma de catequese será o de fazer germinar, crescer, desenvolver a semente da fé, depositada pelo Espírito Santo com o primeiro anúncio, e eficazmente transmitida com o Batismo”.

Para tanto, o medo e a timidez devem ser afastados, para que o catequizando se identifique em um local seguro, onde será sempre tratado com carinho e respeito. Que assim seja e bons encontros!

Referências:

PAPA JOÃO PAULO II. Discurso às comunidades neocatecumenais vindas de todas as partes do mundo. Roma, 10 fev. 1983.