Forania de Arcos recebe a Pré Romaria das Águas e da Terra

Publicado em: 25 junho 2018

A primeira Pré Romaria das Águas e da Terra foi realizada no sábado, 23 de junho, a tarde, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Comunidade Imaculada Conceição/ Córrego das Almas, da cidade de Arcos, reunindo toda a Forania de Arcos.

O assessor da Pastoral da Terra, de Minas Gerais, Frei Gilvander, e o professor Emerson Pimentel, docente do Campus IFMG de Bambuí estiveram presentes. Além deles, o coordenador de Pastoral da Diocese de Luz, padre Patricky Samuel e os padres forâneos: padre Valter Gonçalves; padre Adriano Willian Silva (Iguatama), padre Joel Francisco Silva, padre Luciano Gontijo Pires, padre Aguinaldo Gualberto Pires, padre Ednaldo Vinícius Corrêa e padre Edson Augusto Teixeira (Pains).

O encontro iniciou com oração conduzida pelo padre Valter e leigos da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em seguida foi refletido sobre o cuidado do solo e da água, onde o professor Emerson lembrou através de analogias que “a água é o sangue e a terra é o corpo por isso a necessidade do cuidado de ambos”.

Houve também um café partilhado e distribuição de mudas de árvores de Ipê Branco.

Os leigos da paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Pains, fez uma apresentação sobre o tema da romaria com declamação de poesia, dança e cantos.

O encerramento se deu com a Eucaristia celebrada no próprio ambiente. Através desse gesto sentiu-se que a forania teve “um belo momento de movimentação e reflexão no tema da Romaria da Águas e da Terra, pois demonstrou o interesse e o engajamento da Igreja nessa luta ambiental”, ressaltou o vice-prefeito de Arcos, Halph Carvalho que garantiu a representação da secretaria de Meio Ambiente do município na Romaria.

A Forania de Arcos é composta pelas cidades de Arcos, Iguatama e Pains.

Fotos

Neste mesmo sábado, na Forania de Bambuí, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campos Altos também foi realizado o evento da Pré Romaria das Águas e da Terra.

A Forania de Abaeté promoveu o evento no dia 10 de junho, na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.

Próximas

Forania de Formiga – Dia 05/08 – Formiga (UNIFOR) gesto: abraçar o Rio Formiga;

Forania de Piumhi – Dia 05/08 – Vargem Bonita (Casca Danta);

Forania de Bom Despacho – Atividades pontuais em Samonte e Bom Despacho;

O grande encontro da 21ª Romaria das Águas e da Terra será no domingo, 16 de setembro, na Paróquia São Francisco, em Lagoa da Prata.

Padre Patriky ainda comenta que durante as pré-romarias serão vendidas camisetas do evento que tem o custo de R$ 18,00, e ainda está sendo finalizado um pequeno subsídio com sete encontros que trata do tema da Romaria. Este material será utilizado como formação a partir da Laudato Si e ajudará na motivação das comunidades para a participação no dia 16 de setembro.