Uma missa solene presidida por Dom José Aristeu Vieira, Bispo da Diocese de Luz, na Matriz de Nossa Senhora do Livramento, no domingo, dia 17 de dezembro, às 9h30, marcou oficialmente a abertura do “Ano do Jubileu dos 270 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Livramento”.
Na sua reflexão, o bispo de Luz falou da importância desse momento na história de Piumhi, da Paróquia e da Diocese.
Estão previstas muitas ações culturais e religiosas para o ano de 2024. Padre Daniel Teixeira Miranda, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, destacou “Nós queremos deixar o ano de 2024 marcado na história de nossa paróquia para que motive os piumhiense de daqui trinta anos a celebrar condignamente o tricentenário de criação da instituição”.
O membro da comissão organizadora, Igor Leandro Cândido apontou: “será um momento de reflexão sobre o que foi feito nesses 270 anos e sobre o que ainda poderá ser feito. É uma paróquia antiga, mas que se renova a cada dia”.
A primeira ação do Ano Jubilar foi realizada junto à Missa de abertura: trata-se da reinauguração do “Memorial Padre José Vicente de Araújo”.
Por indicação do padre Daniel Teixeira Miranda, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, o Espaço Cultural que antes funcionava em uma sala do escritório paroquial foi transferido para a Igreja Matriz, onde segundo ele: “é mais espaço e possibilita maior e melhor visitação das pessoas do que no escritório”. As peças foram montadas com muito carinho pelo historiador e por sua esposa Rafaela Oliveira.
Dom Aristeu e Padre Daniel fizeram o descerramento da placa e inauguraram o “Memorial Padre José Vicente de Araújo”. O bispo também promoveu a benção do espaço.
A Paróquia convida toda comunidade piumhiense para conhecer esse espaço dedicado à memória e a história da religiosidade piumhiense.
“Espaço Cultural Padre José Vicente de Araújo”.
A escolha do patrono se deve ao desejo de homenagear o padre piumhiense José Vicente de Araújo. Nascido em Piumhi no dia 19 de junho de 1926. Filho de Joaquim Antônio de Araújo e Limíria Maria de Jesus. Iniciou seus estudos em Piumhi e depois transferiu para Guapé, onde sua família foi residir. Naquela cidade tornou-se coroinha do padre catarinense descendente de alemão João Oenning, o qual encaminhou o menino José Vicente para o Seminário de Campanha. José Vicente fez seus estudos de filosofia e teologia e ordenou-se padre na Matriz de Guapé no dia 12 de dezembro de 1954 em celebração presidida por Dom Inocêncio Engelke, Bispo da Diocese de Campanha. Trabalhou em diversas paróquia naquela Diocese, até que na década de 1960, Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, segundo Bispo de Luz, o trouxe para a sua diocese natal. Trabalhou em diversas paróquias e auxiliou algumas vezes em Piumhi. Passou seus últimos anos de vida em Piumhi, onde faleceu no dia 6 de novembro de 2005, aos 78 anos. O sepultamento se deu no cemitério de Guapé, junto de seus pais como era desejo manifestado em vida. A família do padre José Vicente doou ao então espaço cultural em projeto e fase de organização inúmeros objetos, vestimentas e farto material religioso.
Texto adaptação: Luis Augusto Melo
Fotos: Rodrigo Alves
 
				 
													








