Festa das Comunidades reúne milhares de fiéis em Lagoa da Prata

Início » Festa das Comunidades reúne milhares de fiéis em Lagoa da Prata

Representantes das comunidades eclesiais e dos seus movimentos, pastorais, serviços e ministérios se encontraram em Lagoa da Prata, no dia 26 de maio, para a tradicional Confraternização Diocesana das Comunidades.

O encontro realizado na sede da Associação Recreativa dos Colaboradores da Embaré (ARCE) acomodou com tranquilidade cerca de 2.500 pessoas, vindas de todas as Foranias da Diocese de Luz, representando cada paróquia e suas respectivas comunidades. Além do grande número de fiéis, estavam presentes vários sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigas consagradas.

Destaca-se a presença especial do cantor e compositor católico, Zé Vicente, que a convite de Dom Aristeu cantou e animou os diversos momentos de animação e reflexão orante. Com suas canções que fazem menção à fé e a luta do povo, Zé Vicente ajudou a assembleia a rezar com os olhos voltados para Deus e para os desafios da vida presente.

A celebração de abertura foi presidida pelo vigário geral, padre Antônio Campos Pereira, que acolheu todos os presentes e justificou a ausência do bispo diocesano, Dom José Aristeu, que estava em uma viagem de missão.

Na celebração Eucarística, realizada no período da manhã, padre Antônio Campos reforçou sobre o espírito da comunidade eclesial missionária, que precisa ser sempre aberta e acolhedora. “Antes da paróquia, vem a comunidade, pois é lá que a vida das pessoas acontece no cotidiano. Todos nós, discípulos missionários, precisamos compreender que a comunidade é o espaço privilegiado do encontro com Jesus Cristo e com os irmãos.” Reforça padre Antônio Campos.

No decorrer do dia, foram realizados momentos de reflexão com a Palavra de Deus, reforçando a temática dos encontros de Jesus com as pessoas e a alegria da vida em comunidade. Jovens de várias foranias apresentaram teatros, leigos deram testemunhos e ensinaram sobre a fraternidade dentro da comunidade eclesial e o compromisso missionário.

Segundo o coordenador diocesano de pastoral, padre Almerindo Silveira Barbosa, a Festa das Comunidades foi um momento ímpar de celebração e ação de graças. “Só agradecer por tantas pessoas presentes, tamanha articulação das paróquias, dos leigos e dos irmãos padres. Meu agradecimento especial à Forania de Lagoa da Prata que organizou tudo com tanto esmero e dedicação, estava tudo muito bem preparado e organizado. Deus lhes pague!”