Falece Dom Silvestre Luís Scandian, Arcebispo Emérito de Vitória (ES)

Publicado em: 18 fevereiro 2019

Com profundo pesar comunicamos o falecimento de Dom Silvestre Luís Scandian, Arcebispo Emérito de Vitória (ES). Dom Silvestre tinha 87 anos e entregou sua vida a Deus na madrugada deste sábado, 16 de fevereiro de 2019, após tê-la dedicado generosamente aos irmãos neste mundo.

Trajetória

Dom Silvestre Luís Scandian dedicou sua vida à consagração religiosa, ao sacerdócio ministerial e completaria no próximo dia 22 de fevereiro, 44 anos como Bispo, sendo destes, 20 anos dedicados ao pastoreio da Arquidiocese de Vitória, “na força do Espírito Santo”, como era o seu lema.

Dom Silvestre teve grande destaque na Igreja do Espírito Santo e também na sociedade capixaba de 1984 a 2004 período em que atuou como Arcebispo Metropolitano. Na ocasião em entrevista à Revista Vitória disse que a partir daquela data procuraria viver mais a caridade porque até ali tinha vivido a fé e a esperança. Dom Silvestre referia-se à vivência das virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e, de fato, iniciou a partir dali, uma jornada de visita aos doentes internados em hospitais em Vitória, missão que exerceu enquanto teve condições.

A partir de 2010 começou a apresentar sinais de ausências e falhas de memória que evoluíram para a doença de Alzheimer e passou a ter uma vida mais reclusa sob a atenção de cuidadores. Em setembro de 2018 para poder receber mais cuidados foi para a cidade de Juiz de Fora, MG, onde ficou na Casa de repouso dos padres do Verbo Divino, Congregação à qual Dom Silvestre pertence. Por conta de uma infecção foi internado no mês de outubro do mesmo ano, onde permaneceu até a morte.

Velório e sepultamento

O velório está previsto para o início da tarde deste sábado e será realizado na Catedral Metropolitana de Vitória. Após a chegada do corpo, serão celebradas missas a cada duas horas. A última missa de exéquias será no domingo, dia 17, às 15h. Depois o corpo será trasladado para sepultamento no cemitério do Bosque, em Alvorada, Vila Velha, conforme desejo do próprio Dom Silvestre, junto ao túmulo de seus pais.