FAJE oferece Curso de Especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”

Publicado em: 30 maio 2019
Bernadete Seixas

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, realizará, em julho, a terceira edição do curso de especialização “Pastoral numa Igreja em Saída”. O curso, que é realizado em três módulos nos meses de julho/janeiro/julho, propõe novos horizontes para ação evangelizadora da Igreja, tendo como foco gerador do “novo” a coordenação de pastoral, oferecendo aos participantes reflexões e conteúdos fundamentais para a pastoral no mundo contemporâneo. Além disso, destaca experiências pastorais significativas que já apontam caminhos novos para a Igreja hoje. As inscrições vão até o próximo dia 14 de junho.

No primeiro módulo o curso oferecerá um diagnóstico teológico-pastoral do tempo presente, apresentando o novo paradigma de sociedade e cultura e a necessidade da Igreja realizar a mudança ou conversão pastoral. Além disso, irá propor uma espiritualidade que sustente o agir pastoral em tempos de incertezas.

No segundo módulo o curso indicará saídas para a pastoral em “tempos de travessia”, propondo um novo jeito de evangelizar na era digital, de pensar e organizar a “nova paróquia”, de repensar a pastoral litúrgico-sacramental e a animação bíblica da vida e da pastoral, de arriscar o anúncio da fé na sociedade, sem deixar de priorizar as juventudes.

No terceiro módulo o curso mostrará que os caminhos da conversão pastoral passam necessariamente pelo planejamento da ação pastoral, que faz a Igreja deixar de ser um conjunto de pastorais sem prioridades para ser projeto em conjunto, com prioridades e estratégias, e a coordenação pastoral como a que impulsiona a mudança e aponta novos horizontes para a ação evangelizadora. Uma pastoral de “proposta” e “em saída” que arrisca o novo nas periferias existenciais e sociais num mundo em constante mudança.

Ao longo dos módulos o curso apresentará e analisará experiências pastorais significativas que já se constituem como caminhos novos para a Igreja hoje. Nesse sentido, o curso se tornará num verdadeiro “laboratório” onde se experimenta e se gera a “novidade pastoral”.

A base espiritual do curso se fundamenta na “mística da travessia”. Essa mística sustentará a dinâmica de todo o curso que, em tempos de crise, se mostrará como um “mapa” orientador da passagem “para o outro lado do mar” (Mc 4,35-41).

Destinatários

Presbíteros, diáconos, religiosos/as e leigos/as que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas.

Período do curso

– Módulo I: 08 a 25 de julho de 2019
– Módulo II: 06 a 24 de janeiro de 2020

– Módulo III: 06 a 24 de julho de 2020

Fonte; CNBB Leste 2

Compartilhe com seus amigos: