Estatuto do Setor Juventude é aprovado em Assembleia

Publicado em: 30 julho 2021
Halph Carvalho

Com representantes de dezenas de paróquias, foi realizada no último sábado, 24 de julho, a 1º Assembleia do Setor Juventude da Diocese de Luz. O evento ocorreu por videoconferência e foi realizado na Paróquia São Vicente de Férrer, em Formiga.

O encontro virtual iniciou às 08h30, com a presença do padre Patriky Samuel Batista, que conduziu o momento de espiritualidade junto aos jovens. Seguido da oração, houve uma breve apresentação de todos os presentes e iniciaram-se os trabalhos de apreciação do novo estatuto. Com o auxílio do secretariado do jovem Wellington Menezes e sob a coordenação do assessor diocesano da Juventude, padre Marcus Vinicius de Paula Silva e do jovem coordenador geral, Pedro Borges, a proposta estatutária foi aprovada por unanimidade.

O objetivo do novo estatuto é consolidar o trabalho realizado pela Juventude e reunir as forças juvenis da Diocese, valorizando a diversidade de todos os carismas e ministérios. Com o novo documento formalizam-se as funções de cada membro da coordenação, bem como a forma de eleição e o prazo de mandato das equipes. O estatuto visa garantir a presença de jovens de todas as foranias na coordenação, além de arregimentar o envolvimento de todos os movimentos, pastorais e ministérios com identidade juvenil.

De acordo com o atual coordenador geral do Setor Juventude, Pedro Borges, que está à frente da coordenação já há quatro anos, a caminhada feita até agora teve o objetivo de diagnosticar e reunir todas as frentes jovens da Diocese. “Trabalhamos muito nesses últimos anos, buscando estruturar e dar rosto o Setor Juventude da Diocese. Identificamos os grupos, nas respectivas paróquias, e estabelecemos vínculos com as lideranças jovens, nos aproximando e buscando comunhão” comenta o jovem Pedro.

O Estatuto aprovado pela Assembleia foi enviado à Cúria Diocesana para ser referendado pelo bispo diocesano Dom José Aristeu.