Encontro Regional reúne Catequistas de Minas Gerais e Espírito Santo

Publicado em: 19 agosto 2019
Bernadete Seixas

Nos dias 15 a 18 de agosto, estiveram reunidas 95 pessoas das 27 (Arqui)Dioceses do Regional Leste 2 (MG e ES) para o Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos de Catequese, promovido pela Comissão para animação Bíblico-Catequética.

Com o objetivo de atualizar os catequistas sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e o resultado do Sínodo da Juventude, o encontro conta com a presença do presidente da Comissão Bíblico-Catequética no Regional Leste 2 e Bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e do secretário executivo de Campanhas da CNBB e coordenador de Pastoral, da Diocese de Luz, padre Patriky Samuel Batista, que ministrou a palestra sobre as DGAE ligando-as com a Catequese.

Após o momento, padre Patriky mostrou aos participantes o material da Campanha da Fraternidade (CF) 2019. “Estamos idealizando criar um encontro nacional de coordenadores de Pastoral, com o intuito de estreitar ainda mais os laços”, comentou. Além disso, ele contou que a CF 2020 terá o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, inspirado no bom samaritano.

Dom Marco Aurélio pediu a palavra para dizer que o momento atual é cheio de desafios. “Vejo que algumas pessoas colocam em dúvida o trabalho desenvolvido a partir da campanha e nós temos que estar preparados para esse tipo de questionamento, demonstrando a relevância das ações catequistas”, analisou o presidente da Comissão Bíblico-Catequética no Regional Leste 2.

A coordenadora da Comissão Regional de Catequese, Lucimara Trevizan, também falou da importância de a CF ser amplamente divulgada. “Às vezes encontramos coordenadores e catequistas sem conhecimento sobre a campanha, mostrando-nos a importância de compartilhar o material”, afirmou.

A programação do encontro contou com a participação de padre Luís Henrique Eloy, que palestrou sobre “O querigma na Catequese”, padre Francys Silvestrini Adão SJ, que falou sobre “Tornar-se alimento: um itinerário Bíblico-Eucarístico de conversão” e de Cícera, que informou os presentes sobre “Sínodo da Juventude e Catequese”.

A Diocese de Luz esteve representada pelos coordenadores diocesano da Catequese, padre Almerindo da Silveira e padre Ednaldo Vinícius Corrêa.

Compartilhe com seus amigos: