Encontro de formação da Pastoral Familiar propõe reflexão sobre a defesa da vida e da família

Início » Encontro de formação da Pastoral Familiar propõe reflexão sobre a defesa da vida e da família

“Em família defendemos a vida!”, esse foi o tema abordado durante o Encontro de Formação promovido pela Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da CNBB em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a presença de 180 pessoas – envolvendo assessores eclesiásticos, Padres, Diáconos permanentes, casais coordenadores diocesanos, dois agentes do setor pós matrimonial de cada Arquidiocese – que acompanharam conferências de temais atuais e pertinentes a família. O encontro foi realizado entre os dias 15 e 17 de março.

Os conferencistas foram:
1) “O desafio da família frente ao comportamento suicida e de automutilação” (Profª. Nadja Cristine – UFSJ)
2) “O cuidado centrado na pessoa” (Profº. Alexandre Ernesto – UFSJ)
3) “Defesa da Vida: olhares teológicos e políticas públicas para promoção das famílias” (Pe. Filipe Gouvêa – Arquidiocese de BH)

O casal coordenador da Pastoral Familiar do Leste 2, Sônia e Binho, busca estar em sintonia com as orientações da comissão nacional de Brasília (DF). “Com esta formação foi possível trabalhar o tema de defesa da vida e o viés que precisamos refletir parar estarmos cuidando da vida no seio de nossas famílias”, afirmou Sônia.

O conferencista, professor Alexandre Ernesto, explicou que o cuidado é sempre centrado da pessoa. “É pensar que a dimensão do cuidado vai além da questão física do cuidar do outro, do ter que oferecer um remédio, curativo e dar cesta básica”, analisou. “No conceito de cuidado integral é pensar que a pessoa ter um nível de dor que não é só físico, a dor pode ser social, física que é a mais conhecida, psíquica, espiritual e social. E todas essas dores geram sofrimento”, completou.

“Então quando falamos de cuidado centrado na pessoa é cuidar de alguém que tem uma dessas dores e que eu tenho a necessidade de me sentir no ato da compaixão que não é só me colocar no lugar do outro, mas é me colocar em seu lugar e agir, transformando todo o contexto”, afirmou ainda o professor Alexandre.

O encontro de formação, que foi realizado na PUC Minas, Campus São Gabriel, se encerrou com uma Santa Missa realizada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.