Encontro de Casais com Cristo celebra 50 anos no Brasil

Publicado em: 27 julho 2020

Encontro de Casais com Cristo – ECC, que é “um serviço-escola da Igreja Católica, em favor da evangelização das famílias”, celebra este ano de 2020 o Jubileu de Ouro no  Brasil. Pra marcar a data no domingo (26), às 12h00, houve a celebração em Ação de Graça no Santuário Nacional.

Sem poder contar com a presença das centenas de casais que fazem parte do projeto e que, anualmente, participam da romaria, devido à pandemia de Covid-19, a celebração foi presidida por Dom Adair José Guimarães, que é bispo diocesano de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC. Com ele, estiveram presentes cinco casais da coordenação nacional do ECC, representando os demais.

De suas casas, os casais  acompanharam a Santa Missa pela TV Aparecida e YouTube do Santuário.

O Encontro de Casais com Cristo

A celebração do período Jubilar do ECC, aberto durante o XXII Congresso Nacional do ECC realizado em Brasília em julho de 2019, será encerrado com os Congressos das Regiões em 2021.

História

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, e foi desenvolvido em três etapas distintas, cada uma com características e finalidades próprias. A proposta foi encaminhada à Arquidiocese de São Paulo e teve a aprovação do então arcebispo, dom Paulo Evaristo Arns.

Padre Alfonso Pastore

Padre Alfonso Pastore não perdeu tempo e tratou de organizar o primeiro encontro com a máxima urgência. E nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 foi realizado o primeiro ECC na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Outros encontros foram realizados logo em seguida, nos meses de agosto, setembro e outubro.

O ECC se expandiu rapidamente para outras paróquias de São Paulo, para outras cidades do Estado de São Paulo, gradativamente para outros brasileiros e, finalmente, para todo o País.

O rápido crescimento exigia a criação de normas que mantivessem a essência do encontro onde quer que ele fosse realizado em qualquer lugar do País.

Assim, em 1985, foi criado o Documento Nacional, reunindo os conteúdos produzidos pelo próprio Padre Alfonso Pastore e pelo casal Kleber Antônio Ferreira e Laureci Henriqson Ferreira, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais. O Documento Nacional é uma espécie de Constituição do ECC.

Em 50 anos de existência, mais de 3 milhões de casais vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo e testemunham as mudanças em suas vidas.

“O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai”, padre Alfonso Pastore, fundador do ECC.

Fonte: A12