Eleita a primeira diretoria da Cáritas da Diocese de Luz

Publicado em: 5 dezembro 2016

Na manhã de sábado, 03 de dezembro, no salão do Santuário São Judas Tadeu, em Arcos, foi realizado a Assembleia de aprovação do Estatuto e a eleição e posse da primeira Diretoria da Cáritas Diocesana de Luz, convocada pela Comissão de Caridade, Justiça e Paz.

No encontro esteve presente 73 pessoas, o bispo diocesano Dom José Aristeu, o bispo emértio Dom Mauro Morelli, o vigário geral padre Antônio Campo,  o coordenador diocesano de pastoral, padre Patriky Samuel, representantes da Pastoral da Criança, advogados, lideranças de comunidades e demais padres da Diocese.

Após a eleição ficou definido a seguinte diretoria:

Presidente: padre Antônio Campos Pereira (Tonhão),

Vice-presidente: Agostinho Carlos Oliveira,

Secretário: Ângela das Graças Teixeira,

Vice-secretário: Joelma Silva,

Tesoureira: Irmã Carmem Hunguette Pôctras

Vice-tesoureiro: José Ângelo de Castro Rezende

Conselho Fiscal

Zenaido Lima da Fonseca

Jatanael de Faria Alves

Padre Adelson José de Souza

Emerson Alencar da Silva

José Ivo da Silva

O que é Cáritas Diocesana

A Cáritas é uma organização de nível internacional cujo nome vem do latim (caritas, caritatis), que significa CARIDADE. E esse é justamente o seu objetivo.

A primeira Caritas foi fundada em 1897 na Alemanha e, em 1951, foi criada a Caritas Internationalis com sede em Roma, que possui atualmente mais de 160 entidades-membro. Essas entidades trabalham em quase todos os países do mundo, formando a maior rede de caridade católica no mundo. São beneficiadas diretamente 24 milhões de pessoas por ano.

Nacionalmente, a Cáritas atua há quase 60 anos e está organizada em uma rede com 178 entidades-membro, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas. Conta com mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, por todo o país. Nos últimos 10 anos, auxiliou  mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

A Cáritas é uma instituição considerada organismo da Pastoral Social da Igreja Católica, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como instância oficial da Igreja para a promoção da ação social.

Veja mais fotos