Educadores da região Centro- Oeste participam da Conferência do Centenário
Na manhã de sábado, 03 de março, no Auditório da Puc Minas, em Arcos, foi realizada a última conferência do Centenário Diocesano, o evento é uma ação do cronograma de comemorações da Diocese de Luz, que no dia 08 de julho, comemora seu jubileu.
O encontro iniciou com presença das autoridades como o bispo Dom José Aristeu; o vice-prefeito de Arcos, Halph Carvalho, a secretária de Educação da cidade de Arcos, Sônia Teixeira; aos representantes da PUC Minas, os professores Priscila Simões e Gilberto Amarante e o coordenador da comissão do Centenário, padre Almerindo Silveira e o palestrante o professor Eduardo Machado, para compor a mesa. Após, os presentes assistiram à apresentação do vídeo institucional da Diocese de Luz.
A Conferência com os Educadores destacou sobre a “Igreja, Educação e Cultura – Uma educação para o bem viver”, uma palestra ministrada pelo professor Eduardo Machado, onde ressaltou que conhecimento e Fé caminham muito próximo um do outro. “Para nós cristãos, Evangelização e educação são conceitos que se completam, pois a evangelização é o ato de educar para o bem e a educação se dá no contexto de também evangelizar”, disse o professor.
Ainda completou, que a Igreja desde os primeiros tempos contribuiu muito para que a educação fosse objeto de alcance a todos, e ainda hoje exerce, através das mais variadas formas, seu papel educador.
A Igreja Diocesana de Luz, não obstante da Igreja no mundo, também colaborou com o processo de educação no Centro Oeste de Minas onde ela está situada, de modo particular do Ensino Religioso presente na formação de jovens e adultos, fortalecendo o diálogo entre a Igreja e a Sociedade. O Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz, foi e ainda é um grande instrumento de evangelização dos jovens que se decidiram pelo chamado vocacional, mesmo que não tenham chegado ao sacerdócio. Também contribuiu, através da Faculdade do Alto São Francisco, a FASF, por muitos anos, com a formação dos professores.
Após, a palestra do professor Eduardo, foi aberto espaço para perguntas.
Antes de encerrar, Dom Aristeu chamou à frente os padres presentes para juntos darem à benção final.
O evento encerrou ainda com o almoço de confraternização.