Dom Aristeu relata seu encontro com o Papa Francisco

Início » Dom Aristeu relata seu encontro com o Papa Francisco

No dia 20 de outubro, Dom José Aristeu, bispo diocesano de Luz, encontrou com o Papa Francisco, em Roma. O encontro realizado na Biblioteca do Vaticano aconteceu na companhia dos (arce)bispos dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB, que compreendem os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo Dom José Aristeu, o encontro com o Papa Francisco durou aproximadamente duas horas e todos os (arce)bispos tiveram a oportunidade de compartilhar as alegrias e os desafios da ação evangelizadora das suas respectivas realidades eclesiais e sociais.

Ao cumprimentar e falar com o Santo Padre, Dom Aristeu pediu uma benção para a Diocese de Luz. “Ele apertou minha mão e disse, LUZ. Em seguida disse, Deus os abençoe”, relata Dom Aristeu.

“Éramos 35 bispos, falamos de tudo com o Papa Francisco. Conversamos sobre o processo sinodal, formação dos sacerdotes, missão, questões pastorais concretas das nossas realidades, guerra, dentre outros assuntos. Em todas as abordagens, o Papa Francisco nos ouvia com muita abertura, confiança e proximidade, procurando sempre abrir horizontes maiores diante das questões apresentadas.” Explica Dom Aristeu.

Dom Aristeu presenteou o Santo Padre com a Medalha do Centenário da Diocese de Luz e foi presenteado pelo Pontífice com a Medalha do seu Brasão e com o livro que faz memória daquele 27 de março, quando rezou sozinho pelo mundo na Praça de São Pedro.

Visita Ad Limina Apostolorum

A visita aguardada com grande expectativa pelas Igrejas Diocesanas é chamada de Visita Ad Limina Apostolorum, uma tradição muito antiga na Igreja Católica e que significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo.

Realizada no período de 17 a 26 de outubro de 2022, a Visita Ad Limina acontece a cada cinco anos e sua finalidade é expressar a unidade, a fidelidade e a comunhão de cada (arce)bispo com o sucessor de Pedro.

Durante o período em Roma, os (arce)bispos celebraram a Santa Missa nas grandes basílicas, onde estão sepultados os apóstolos Pedro e Paulo. Também fizeram reuniões nos principais Dicastérios, organismos da Cúria Romana que tratam do Episcopado, do Clero, da Doutrina da Fé, da Vida Consagrada, da Causa dos Santos, da Promoção da Evangelização, da Educação Católica e da Comunicação.

Créditos: Copyright Vatican Media

Gratidão: CNBB Leste 2