Dom Aristeu recebeu visita do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José

Publicado em: 22 agosto 2017

Na quinta-feira, 17, Dom Aristeu recebeu em Luz a visita do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. O encontro se deu por conta da agenda de visitas do arcebispo em algumas cidades da Diocese de Divinópolis e Luz, em especial, aquelas que possuem unidades militares.

Durante o encontro esteve presente Dom Aristeu, padres e funcionários da Cúria.

O Arcebispo também visitou a Paróquia Militar Santa Efigênia, em Bom Despacho que está localizada no território diocesano de Luz, e a cidade de Formiga.

Na sexta, 18, Dom Fernando se despediu de Minas retornando ao Rio de Janeiro.

Sobre Dom Fernando

Dom Fernando José Monteiro Guimarães nasceu aos 19 de julho de 1946, na cidade do Recife-PE, Arquidiocese de Olinda e Recife. Frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas, em Garanhuns (1958-1961), continuando os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (1962-1963). Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas, aos 25 de Janeiro de 1965, cursando, em seguida, a Filosofia e a Teologia, no Seminário Maior Redentorista, em Juiz de Fora, MG (1965-1969). Ordenou-se sacerdote no dia 15 de agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, RJ. De 1972 a 1980, trabalhou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, como assessor do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

Em 1980 foi chamado a Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé. Na Congregação para o Clero, a partir de 2000, exerceu o cargo de Chefe de Departamento, responsável pelo setor que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes no mundo. É Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

No dia 12 de março de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Diocesano de Garanhuns-PE. A ordenação episcopal aconteceu em Roma, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de março do mesmo ano. Tomou posse na Diocese no dia 1º de junho de 2008.

No dia 6 de agosto de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo da Arquidiocese Militar do Brasil. Tomou posse como Arcebispo Militar em 7 de outubro de 2014, em Brasília (DF).