Dom Aristeu participa da posse de Dom Airton José, em Mariana

Início » Dom Aristeu participa da posse de Dom Airton José, em Mariana

“Eu venho com o coração aberto, um coração que quer acolher, quer conviver, experimentar aquilo que está no coração de vocês. Peço que me ajudem a ser um bom pastor e rezem por mim”, disse Dom Airton José dos Santos na noite de quinta-feira, 21 de junho, durante sua acolhida em Mariana/MG. O novo arcebispo foi recebido pela população marianense, padres, seminaristas, religiosas e autoridades na Praça Gomes Freire (Jardim), após passar pelas cidades de Itabirito (MG) e Ouro Preto (MG).


O bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu esteve presente durante a solenidade.

Dom Airton agradeceu a presença de todos e ressaltou que pretende fazer a vontade de Deus nesta arquidiocese. “Eu devo cumprir a vontade de Deus aqui, para poder dar testemunho para as pessoas, dar esperança, fazer com que as pessoas se sintam amparadas e animadas para continuar o seu caminho”, sublinhou.

Citando Nossa Senhora, o administrador apostólico da arquidiocese, Dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou o momento de graça vivido por Mariana. “A minh’alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador! Com essas palavras da mãe querida, eu externo o que vem no meu coração, que Deus seja louvado, que Deus seja glorificado por este momento de graça que vive a Igreja particular de Mariana. Concluída a minha função, como quinto arcebispo de Mariana, sinto-me feliz em acolher aquele que vem em nome do Senhor, Dom Airton José dos Santos, para ser o sexto arcebispo de Mariana”, disse.

Segundo Dom Geraldo o grande edifício espiritual da Igreja vai assim se construindo. “Cada um faz uma parte, cada um constrói um pedaço. Mas é o Espírito de Deus quem vai completando aquilo que a obra humana não consegue atingir. Que o Espirito de Deus o acompanhe na parte que agora lhe toca. Dom Airton, seja muito feliz aqui na arquidiocese de Marina assim como eu me sinto muito feliz pelo tempo que aqui pude viver”, ressaltou Dom Geraldo.

Representando as paróquias de Mariana, cônego Nedson Pereira, deu boas-vindas a Dom Airton. “A arquidiocese de Mariana, desde 1745, tem sido presenteada com bispos santos e fiéis à Igreja e ao seu povo. Sendo sempre atentos e servidores. Hoje, nos alegramos em poder receber mais uma vez outro pastor, que, em nome de Deus, vem cumprir em nosso meio sua vontade”, afirmou.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, também saudou Dom Airton. “Mariana está jubilosa em acolher o mineiro Dom Airton de volta a Minas Gerais. Marina está feliz, porque a ação do Espírito Santo trouxe para nossa arquidiocese um sucessor a altura de Dom Geraldo”, disse.

A acolhida também foi abrilhantada pela Corporação Musical São Vicente de Paula, o Coral Canarinhos e por uma homenagem da Comunidade da Figueira à Dom Airton.

Fonte: Arquidiocese de Campinas