Dom Aristeu participa da inauguração do Seminário São José da Diocese de Divinópolis

Publicado em: 24 julho 2018

A Diocese de Divinópolis está em festa! Neste mês de julho a Igreja comemora seu jubileu de Diamante: são 60 anos de evangelização no Centro-oeste mineiro e também inaugurou a sede do Seminário Diocesano São José, em Belo Horizonte.

Na segunda feira, 23 de julho, em Belo Horizonte, foi realizada a cerimônia de inauguração do Seminário Diocesano São José. A solenidade contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello quem presidiu a celebração, juntamente com o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom José Belvino; o bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, o bispo emérito de Divinópolis, Dom Walmor de Oliveira; o bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu, diversos padres e os seminaristas.

A cerimônia foi iniciada com o Núncio, passando a chave da capela para o reitor do seminário, padre Daniel Leão simbolizando a inauguração. Em seguida, Dom Giovanni aspergiu água benta na capela.

O Núncio também esteve em Divinópolis participando das festividades do jubileu de Diamante da diocese.

Jubileu de Diamante

A Diocese iniciou as festividades do jubileu no dia 11 de julho, na Forania de São Bento, em Itapecerica, onde cada paróquia e centenas de fiéis saíram, em carreata, com seus padroeiros rumo à cidade de Itapecerica, onde foi realizada a solenidade. Todas as sete paróquias de São Bento estiveram presentes. A celebração contou com a presença do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Moreira, do bispo diocesano de Divinópolis, Dom José Carlos e o vigário geral, padre Paulo Sérgio Diniz, e os demais padres da forania.

No sábado,21 de julho, ainda na parte da manhã, os divinopolitanos acolheram o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’ Aniello. Após sua chegada o representante do Papa participou de uma coletiva com a imprensa. A noite, Dom Giovanni celebrou na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro Nações, em Divinópolis.

Na manhã do domingo, 22 de julho, foi realizada a cerimônia de abertura do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis. Uma grade multidão marcou presença durante a celebração, que foi presidida por Dom Giovanni D’Aniello, e concelebrada pelos bispos e padres de vários lugares do Brasil.

A criação da Diocese

O bispado foi criado no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, desmembrando se da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Diocese de Luz. A instalação ocorreu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º bispo diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena.

Fonte: Diocese de Divinópolis