Dom Aristeu participa da Assembleia Regional de Pastoral Leste II

Publicado em: 18 novembro 2021
Halph Carvalho

A CNBB Leste II realizou entre os dias 15 e 18 de novembro sua Assembleia Regional de Pastoral.

Realizada em formato híbrido, a Assembleia contou com a presença de (arce)bispos, administrador diocesano, bispos eméritos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes dos presbíteros, formadores, coordenações de Pastorais, Movimentos e Organismos.

Dom José Aristeu Vieira participou presencialmente do evento, o qual foi realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte.

Participaram remotamente da Assembleia, o coordenador diocesano de pastoral, padre João Veloso Arantes e os formadores do Seminário Diocesano, padre Marcos Tiago da Silva e padre Pedro Felisberto Ferreira.

As reflexões da Assembleia foram norteadas a partir do tema, “Formação inicial e permanente do clero”.

O principal objetivo da Assembleia foi discutir os desafios existenciais presentes na vida e na missão do sacerdote, em especial nos tempos de pandemia.

Além da temática ministerial, os bispos também conversaram sobre os encaminhamentos do Sínodo 2023 e a atual conjuntura eclesial das Igrejas Diocesanas.

Na Missa de encerramento da Assembleia foram homenageados os padres, diáconos e bispos que faleceram nos últimos anos.

O Regional Leste 2 da CNBB compreende todas as dioceses e arquidioceses do Estado de Minas Gerais.

Créditos: CNBB Regional Leste 2