Dom Aristeu participa da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Publicado em: 24 novembro 2021
Halph Carvalho

Toda a Igreja latino-americana e caribenha está com os olhos voltados para a Cidade do México, desde o último domingo, 21 de novembro, quando iniciou a 1º Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

A Assembleia reúne cerca de mil participantes, entre bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos. A maior parte está participando no formato on-line, como é o caso de Dom José Aristeu, que está representando a Diocese de Luz nas conferências e plenárias.

O encontro que se estende até o dia 28 de novembro tem como lema, “Somos todos discípulos missionários em saída”.

Na visão dos bispos dirigentes da Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (CELAM), esta assembleia tem um caráter histórico, pois ela reúne não apenas o episcopado, mas representantes de todo o povo de Deus, caracterizando um momento de escuta e proposição muito mais forte e sensível às bases.

Ao que se percebe nas falas dos religiosos e leigos presentes nas conferências, a Assembleia Eclesial aponta para a necessidade de reacender o carisma da Conferência de Aparecida, realizada em 2007, tendo em vista os clamores atuais da América Latina e do Caribe.

Segundo o primeiro vice-presidente do CELAM, Cardeal Dom Odilo Scherer, o convite do Papa Francisco é para retomar o Documento de Aparecida, “porque ele contém uma riqueza muito grande, que talvez não tenha sido suficientemente absorvida”.

O cardeal Scherer disse ser momento de fazer um balanço, levando em conta as novidades dos últimos 14 anos, para viver “um processo de conversão pastoral, uma conversão missionária”.