Dom Aristeu empossou 1ª Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja

Publicado em: 15 outubro 2020
Pascom

Na manhã do sábado, 10 de outubro, foi realizada pelo bispo diocesano Dom José Aristeu Vieira, a posse da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja. A reunião ocorreu de forma online, através da plataforma do Google Meet.

A Comissão tem como objetivo investigar, conhecer, valorizar e divulgar o rico patrimônio cultural eclesiástico existente no território da Diocese de Luz, os quais conservam templos e acervos de importante valor, porém ainda carecendo de iniciativas de salvaguarda de seus bens sacros, patrimônio cultural sacro. Sua atuação dar-se-à: nos arquivos eclesiásticos; lugares de memória; bibliotecas; parecer sob intervenções em templos e lugares de reflexão e oração, quando solicitado; bens artísticos materiais e imateriais; testemunho da ação criadora do homem local em sua relação com a fé.

Sendo assim foram nomeados 12 membros que atuarão pelo período de um triênio, podendo ser renovado, de acordo com o Código de Direito Canônico – Livro V – Dos Bens Temporais da Igreja (Cânones 1254 -1310). Os membros exercerão o ofício com dedicação e zelo, como convém a tão importante tarefa, conforme o documento publicado pelo bispo.

A Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja foi criada no ano de 2011, pelo bispo Dom Antônio Carlos Félix.

Veja quem são os membros da Comissão

1. Pe. Antônio Carlos da Silva – Coordenador
  2. Fabrício Jerônimo Camargos – (Luz) – Secretário
  3. Pe. Carlos Alexandre Ferreira Chaves
  4. Pe. Carlos César de Faria
  5. Pe. João Paulo Mesquita Ferreira
  6. Pe. Marcos Tiago da Silva
  7. Pe. Dr. Orlando Ferreira Barbosa
  8. Breno Vasconcelos Oliveira – (Luz)
  9. Dr. Iácones Batista Vargas – (Luz)
  10. Dr. Luis Augusto Júnio Melo – (Piumhi)
  11. Luis Filipe Pereira Lopes – (Japaraíba)
  12. Patricía Resende – (Lagoa da Prata)

A Provisão 186/2020 entra em vigor, após a data de sua publicação.