Dom Aristeu empossou 1ª Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja
Na manhã do sábado, 10 de outubro, foi realizada pelo bispo diocesano Dom José Aristeu Vieira, a posse da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja. A reunião ocorreu de forma online, através da plataforma do Google Meet.
A Comissão tem como objetivo investigar, conhecer, valorizar e divulgar o rico patrimônio cultural eclesiástico existente no território da Diocese de Luz, os quais conservam templos e acervos de importante valor, porém ainda carecendo de iniciativas de salvaguarda de seus bens sacros, patrimônio cultural sacro. Sua atuação dar-se-à: nos arquivos eclesiásticos; lugares de memória; bibliotecas; parecer sob intervenções em templos e lugares de reflexão e oração, quando solicitado; bens artísticos materiais e imateriais; testemunho da ação criadora do homem local em sua relação com a fé.
Sendo assim foram nomeados 12 membros que atuarão pelo período de um triênio, podendo ser renovado, de acordo com o Código de Direito Canônico – Livro V – Dos Bens Temporais da Igreja (Cânones 1254 -1310). Os membros exercerão o ofício com dedicação e zelo, como convém a tão importante tarefa, conforme o documento publicado pelo bispo.
A Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja foi criada no ano de 2011, pelo bispo Dom Antônio Carlos Félix.
Veja quem são os membros da Comissão
- Pe. Antônio Carlos da Silva – Coordenador
- Fabrício Jerônimo Camargos – (Luz) – Secretário
- Pe. Carlos Alexandre Ferreira Chaves
- Pe. Carlos César de Faria
- Pe. João Paulo Mesquita Ferreira
- Pe. Marcos Tiago da Silva
- Pe. Dr. Orlando Ferreira Barbosa
- Breno Vasconcelos Oliveira – (Luz)
- Dr. Iácones Batista Vargas – (Luz)
- Dr. Luis Augusto Júnio Melo – (Piumhi)
- Luis Filipe Pereira Lopes – (Japaraíba)
- Patricía Resende – (Lagoa da Prata)
A Provisão 186/2020 entra em vigor, após a data de sua publicação.