Dom Aristeu emite comunicado diocesano

Publicado em: 1 junho 2018

Estimados irmãos presbíteros,

Paz e alegria!

Em razão da paralisação dos caminhoneiros, foi preciso adiar a reunião do clero do último dia 29 de maio. Aproveitamos a ocasião para agradecer a todos que marcaram presença e apoio junto a estes nossos irmãos que assumiram uma posição corajosa de resistência diante da realidade tributária de nosso país, que carece de uma profunda reflexão, tomada de posição e ações concretas, sobretudo em favor dos menos favorecidos. Deus lhes pague pelo bonito testemunho.

Neste horizonte e tendo em vista a proximidade dos festejos do centenário, CONVOCO todos para uma reunião do clero extraordinária marcada para a TERÇA-FEIRA DIA 19 DE JUNHO de 8h30 às 16h00 NO SALÃO DIOCESANO EM LUZ. A presença de cada um será muito importante. Talvez não utilize todo este tempo, no entanto é bom vir com esta previsão de hora para evitarmos correria.

Para a reunião pedimos que tragam A PREVISÃO DO NÚMERO DE PESSOAS, por paróquia, que virão a Luz no dia 8 de julho. Essa previsão é de suma importância para o bom andamento de todas as atividades do dia. Lembramos que o dia 8 de julho é também o dia da confraternização diocesana das comunidades. Mais uma motivação para marcamos uma presença bonita neste dia memorável. Peço que todas as celebrações de manhã sejam canceladas a fim de favorecer a presença de todos, reservando o sábado e domingo a noite para as missas de preceito.

Além disso, pedimos que cada pároco traga, por escrito, sugestão de nomes de pessoas que fazem parte de nossa caminhada centenária que poderão ser agraciadas com uma medalha comemorativa que está sendo confeccionada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Nesta reunião faremos uma foto oficial do clero e também cada padre terá a oportunidade de gravar uma mensagem que fará parte de um pequeno documentário de registro histórico. Este trabalho está sendo feito pelos jovens Breno Vasconcelos e Diogo Chaves.
No calendário Diocesano está prevista a reunião do conselho presbiteral, no dia 22 de junho de 9h às 12h. Tendo em vista nossa reunião do clero no dia 19/06, também CONVOCO nosso conselho presbiteral para antecipar nossa reunião para a segunda-feira, dia 18 de junho, às 14h30 no Centro Missionário de Evangelização. Aqueles que desejarem poderão pernoitar em Luz, tanto no seminário como na residência episcopal. Esta reunião também é muito importante em nossa caminhada.

Lembramos que, como combinado, preparamos o subsídio para a realização do tríduo preparatório que será entregue na reunião do clero. Este material poderá ser utilizado nas celebrações ou encontros em cada comunidade, pastoral, movimento, serviços e associações. Assim, os senhores já podem dar andamento ao encaminhamento do mesmo. Eis a temática do tríduo: 1º dia – Missão e Espiritualidade da Igreja Diocesana; 2º dia – Vocações e Ministérios na Igreja Diocesana – 3º dia: Presença Publica da Igreja na Sociedade.

Comunicamos também que dia 9 de junho o IHGMG fará uma homenagem a Diocese na sede do próprio Instituto em Belo Horizonte. Também no dia 11 de junho a Câmara de Santo Antônio do Monte prestará homenagem à Diocese e no dia 2 de julho será a vez da Câmara Municipal de Luz. Dentro do possível, sintam-se todos convidados.

Por fim, pedimos por gentileza que ao receberem este comunicado, confirmem o recebimento. Sem mais e desde já agradecendo a compreensão e empenho de todos, despeço-me renovando os mais sinceros laços de comunhão e fraternidade que nos unem em Cristo, Pastor e Missionário.

+ Dom José Aristeu Vieira
– Bispo Diocesano –
Coordenação Diocesana de Evangelização

Luz, 01 de Junho de 2018.