Diocese divulga novas orientações para celebrações durante a pandemia

Publicado em: 8 janeiro 2021

Já se aproximam as datas definidas para a efetivação das transferências e da Ordenação Presbiteral do Diácono Alexandre Caetano. Levando em consideração o contexto da Pandemia, agravado nos últimos dias pelo aumento dos casos de contágio em nossa região, agora novamente na onda vermelha, após várias reflexões e partilhas, pensando na maior segurança de todos os envolvidos, tanto dos que chegam quanto dos que acolhem, consideramos por bem realizar as seguintes orientações:

a) As posses serão mantidas, conforme agendamento já publicado, prezando sempre pelas normativas de segurança e
prevenção, conforme já estabelecido pelas autoridades sanitárias (uso de máscaras, distanciamento, álcool em gel etc.);

b) O Rito da Missa de apresentação será adaptado para que a celebração transcorra num tempo menor que o habitual, resguardando estritamente as normativas Litúrgicas e Canônicas (Leitura da Provisão e da Ata), sem a realização dos ritos complementares de Posse;

c) Pedimos aos Padres – “em mudanças” – que orientem aos fiéis da Paróquia anterior, amigos e familiares para acompanharem a transmissão da Missa de Apresentação via internet, devendo evitar deslocamentos e, consequentemente, maior exposição ao risco;

d) A representação dos demais Padres da Forania na Celebração de Posse, dentro do possível, poderá ser feita pelo respectivo Vigário Forâneo ou por algum padre por ele delegado.

e) Toda a celebração deverá transcorrer no mesmo ritmo e sistema que vem sendo realizadas as celebrações ordinárias da Paróquia neste tempo de Pandemia, reduzindo ao máximo a presença da comunidade, evitando
assim, uma maior exposição dos presentes em relação ao risco de contágio.

f) Oriento para que não sejam realizadas confraternizações após a Missa de Apresentação do novo pároco ou vigário, devemos nos ater apenas a Celebração Litúrgica e as prescrições Canônicas para a validade deste ato.

g) Seja feita a transmissão da Celebração on-line e/ou via rádio, com a devida divulgação prévia, para facilitar maior participação;

h) Quanto a Ordenação Presbiteral (16/01), será realizada segundo as orientações das autoridades sanitárias: público
reduzido (Padres, Seminaristas e familiares do Diácono), utilização de máscara, distanciamento, álcool em gel etc. A
Celebração da Ordenação também será transmitida pelos canais de mídia social da Diocese. Aos que não for possível à participação presencial, o que é compreensível e justificável, fica a possibilidade de estar em comunhão e sintonia com este importante acontecimento na vida da Igreja por meio do Facebook da Diocese.

Na certeza da compreensão de todos e do esforço conjunto em zelar pela segurança e saúde de todo o rebanho e de seus pastores, atentos a realidade local e suas exigências, reforcemos nossas orações em favor dos Padres que partem para nova missão e também do Povo de Deus que os receberão.

Dom José Aristeu Vieira.
Bispo Diocesano de Luz