Diocese divulga boletim médico sobre o estado de saúde do padre Aguinaldo Pires

Publicado em: 9 julho 2020

Comunicado sobre o estado de saúde do Pe. Aguinaldo Gualberto Pires, pároco da  Paróquia São Sebastião, em Piumhi

No dia 3 de julho (sexta-feira), padre Aguinaldo Gualberto Pires apresentou alguns sintomas ligados ao quadro de diabetes, doença esta que já vinha sendo tratada, e também com sintomas ligados a inflamação de garganta; sendo conduzido à Santa Casa de Misericórdia em Piumhi/MG foi prontamente atendido. Feita a avaliação inicial, a equipe médica considerou por bem proceder com a internação a fim de que alguns exames fossem realizados e dar início ao tratamento necessário.

Após exames, foi diagnosticada uma pneumonia de origem viral. Uma vez, que estamos num contexto de aumento de casos de contágio pela Covid-19, foi solicitado a realização da testagem para Covid19, que foi realizada na última terça-feira dia 7 de julho e que ainda está em análise na Fundação Oswaldo Cruz com previsão de resultado entre os dias 10 e 13 de julho. O “teste rápido” não foi realizado já que os sintomas surgiram no dia 1º do mês corrente.

Na noite do dia 8 de julho, a equipe médica fez os encaminhamentos para a transferência do padre Aguinaldo para o Hospital São João de Deus, em Divinópolis/MG, tendo em vista as orientações da regional da secretaria de saúde do estado de Minas Gerais, já que a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi não tem autorização para ficar com pacientes em ventilação mecânica suspeitos de Covid-19. Caso haja suspeita e necessidade de entubar o paciente ele será transferido para os leitos nas cidades de Passos/MG ou Divinópolis.

Padre Aguinaldo permanece internado recebendo o tratamento e a assistência necessária. Estamos aguardando o resultado do teste para Covid-19, qualquer atualização do quadro clínico, divulgaremos pelos órgãos oficiais da Diocese. Sabemos que o quadro inspira cuidados especiais. Confiantes na graça Divina e gratos a toda equipe da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi e também de Divinópolis, por todo zelo, cuidado e profissionalismo deste nosso irmão e de tantos outros que são afligidos pela enfermidade. Somos gratos a Deus também pelo apoio e cuidado dos familiares e amigos do padre . Agora é hora de nos unir por meio da oração nos comprometendo ainda mais com as orientações das autoridades competentes a fim de evitar o contágio.

Neste tempo em que padre Aguinaldo encontra-se em tratamento a Paróquia São Sebastião de Piumhi encontra-se sob os cuidados pastorais do vigário forâneo de Piumhi, padre Antônio José De Simone, em colaboração com padre Patriky Samuel Batista que presidirá a Eucaristia pró-populo de acordo com o Cân 534 do Código de Direito canônico.

Dom José Aristeu Vieira

Bispo Diocesano de Luz

Luz/MG – 09 de julho de 2020

COMUNICADO PE. AGUINALDO

Padre Aguinaldo

Padre Aguinaldo Gualberto tem 58 anos, é natural de Formiga. Ordenou-se presbítero em em dezembro de 2000, e atualmente, é o pároco na Paróquia São Sebastião, em Piumhi.