Diocese de Luz realiza estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2024

​Dezenas de lideranças das diversas paróquias da Diocese de Luz estiveram reunidas no dia 28 de fevereiro, no Salão Diocesano, em Luz, para o estudo da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema – Fraternidade e Amizade Social.

O estudo foi conduzido pelo assessor de formação de leigos, padre Dênis Cândido da Silva, além dos seminaristas da Filosofia e Teologia, Luís Eduardo e Ruan.

Após o estudo, as lideranças reunidas em grupo e mediante as diversas propostas para a vivência da CF, contidas no texto-base, escolheram algumas ações para iluminar tal vivência nas paróquias.

Foram eleitas ações a serem vivenciadas no âmbito pessoal, comunitário e social. As propostas serão enviadas pelos leigos às paróquias, que vão trabalhar a temática nas diversas comunidades eclesiais, movimentos, pastorais, serviços e ministérios.

Vivência pessoal:

Buscar e resgatar a identidade pessoal e o conhecimento de si mesmo;

Cultivar uma espiritualidade de comunhão;

Identificar as “nossas guerras”, falsidades, ambições para que o mal em nós não cresça;

Promover a cultura do encontro;

Ser um agente de reconciliação e de paz.

Vivência comunitária:

Ser “Igreja em saída”;

Favorecer os centros de escuta e formar pessoas para ouvir o diferente;

Educar para o bom uso das redes sociais;

Abordar a CF na catequese e na pregação, de forma oportuna;

Desmascarar as atitudes de ódio, exclusão e cancelamento que ocorram na comunidade, ajudando em um processo de conversão;

Fomentar espaços para a escuta das pessoas em grupos de partilha de experiências diversas.

Vivência social:

Fomentar e promover as pastorais e movimentos que cuidam de todos os excluídos e desprovidos de dignidade;

Promover a democracia e a paz participando de organismos de Direitos Humanos;

Estabelecer um observatório da Amizade Social;

Conscientizar e formar as pessoas para o bom uso dos recursos digitais;

Orientar para a busca do bem comum e reconstruir a ordem política e social, o tecido das suas relações, o seu projeto humano.