Diocese de Luz presente nas universidades

Início » Diocese de Luz presente nas universidades

O assessor da Pastoral Universitária, padre Douglas Xavier participou encontrou recentemente com o coordenador da pastoral do Regional Leste, Ismael Silva para iniciar os trabalhos

A Diocese de Luz, nesse ano centenário, tem consolidado ainda mais sua presença no mundo. Atentos ao apelo do Papa Francisco e comprometidos com a Evangelização da sociedade, além das sacristias e ambiente onde a mensagem de Jesus já se faz presente, a Igreja em saída tem buscado espaço nas universidades.

Em comunhão com a CNBB e o Regional Leste II, a Diocese está lançando as bases para a efetivação da Pastoral Universitária. Dom José Aristeu confiou este serviço nomeando como assessor diocesano dessa pastoral o padre Douglas Rodrigues Xavier.

A Pastoral Universitária integra as forças vivas de trabalho da Igreja. Organizada no Brasil inteiro e vinculada a CNBB, ela tem por razão levar à universidade os princípios básicos da vida e valores essenciais, transformando o conhecimento universitário em humanitário, além, obviamente, de técnico e aplicado.

Essa pastoral colabora na realização da missão institucional da Universidade que se propõe garantir uma presença cristã no mundo universitário, exercendo suas atividades fim na fidelidade aos princípios da doutrina cristã e da Igreja Católica. Inspirada por este ideal, a Pastoral realiza diversas atividades voltadas para a evangelização no meio universitário. Nesse sentido, configura-se como “parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição” (CNBB 64, art. 39).

A Pastoral Universitária é um serviço a toda comunidade acadêmica, “para edificação da comunidade” (1Cor 14,22). A este respeito a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, reconheceu as instituições de educação católica como comunidades eclesiais e, sendo assim, constatou a necessidade de uma Pastoral no meio universitário.

Já em início de trabalho, padre Douglas Xavier tem mapeado todas as universidades, campis, unidades e núcleos onde o estudo superior se realiza dentro do território diocesano. A partir disso ele tem visitado todos os espaços universitários e reunido, primeiro, com a direção das instituições para apresentação do projeto e pedido de autorização e apoio dentro dos prédios e ambientes de cada faculdade. Em seguida, o encontro tem acontecido com professores e alunos, para apresentar o projeto da Pastoral e lanças bases para o início do trabalho.

Segundo padre Douglas Xavier, trata-se de um trabalho desafiante tal a secularização dos ambientes acadêmicos e a pouca disposição para a mensagem de Jesus. Além do mais, existem barreiras territoriais, disciplinares e de carga horária que precisam ser vencidas.

Em sintonia com o Regional Leste II da CNBB, padre Douglas Xavier tem levado à Diocese a trabalhar em comunhão com o projeto nacional e do regional, em frequentes reuniões e conversas com a equipe do Leste II e, de modo especial, em contato direto com o coordenador da Pastoral Universitária do Regional Leste II da CNBB Ismael Silva.

Que Santo Tomás de Aquino, padroeiro dos universitários, e Nossa Senhora da Luz interceda junto a Deus pelos trabalhos apresentados e desenvolvidos por estra pastoral nascente em nossa diocese.