Diocese de Luz marca presença no Encontro Nacional da Pastoral do Surdo

O surdo Ângelo Macedo de Carvalho da Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Iguatama, coordenador diocesano da Pastoral do Surdo, representou a Diocese de Luz no 21° Encontro Nacional da Pastoral do Surdo (ENAPAS) e 11° Encontro Nacional de Intérpretes Católicos (ENCICAT), realizados nos dias 21 a 24 de janeiro de 2026, em Fortaleza/CE

O surdo esteve no evento como coordenador diocesano da Pastoral do Surdo, junto com outras representações leigas, padres, bispos e religiosos (as).

Cerca de 91 pessoas, surdos e intérpretes, participaram dos encontros que tiveram como temática: “Espiritualidade Surda e Libras na Igreja”.

No evento houve palestras sobre estratégias para alcançar crianças, adolescentes e jovens surdos, a Sinodalidade, o protagonismo e o lugar da Pessoa Surda na Igreja, e os itinerários dos Intérpretes e dos Ministérios.

Foram aprofundados também documentos da CNBB, como as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e o Regimento interno da Pastoral do Surdo.

Entre os temas abordados está a acolhida da Pastoral do Surdo e a transmissão da fé e a vivência dos ritos litúrgicos, Terço, Oração, Missas; Catequese surda: Como trabalhar na evangelização de irmãos surdos; A Tradução e interpretação Religiosa e Sacramental: Canal de Graça de Deus ao Povo Surdo; O Surdo na Igreja de Cristo: Quem somos nós? Árvore da Amizade… O papel do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão na Pastoral do Surdo.