Diocese de Luz emite nota de pesar pelo falecimento de Dom Aloísio

Publicado em: 6 maio 2021

Foto: CNBB

A Diocese de Luz manifesta com pesar o falecimento de Dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP – religioso da Pequena Ordem da Divina Providência – Orionitas e bispo emérito da Diocese de Jataí (GO) natural de Mariana (MG), trabalhou na Diocese, na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, de Morada Nova de Minas (MG), durante os anos de 1972 a 1975.

A diocese de Jataí (GO) comunicou na terça-feira, 4 de maio, o falecimento de seu bispo emérito, dom Aloísio Hilário de Pinho, em decorrência de um infarto. Oportunamente, a diocese informou que divulgará as informações do sepultamento.

Biografia

Dom Aloísio era natural de Mariana (MG). Nasceu em 14 de janeiro de 1934. Iniciou sua vocação ao sacerdócio em 1955. Cursou o ensino médio no Seminário da Congregação Dom Orione, cursou Filosofia com os padres Capuchinos em Curitiba no estado do Paraná e Teologia na Universidade Gregoriana em Roma-Itália (1959 – 1963), onde também foi ordenado padre.

Sua ordenação episcopal aconteceu em 20 de dezembro de 1981. Foi bispo da diocese de Tocantinópolis (TO) e bispo de Jataí (GO). Sua posse na diocese de Tocantinópolis se deu em 10 de janeiro de 1982 e a posse na diocese de Jataí em 26 de fevereiro de 2000.

Ao completar 75 anos, idade limite para o episcopado, segundo as normas eclesiásticas, apresentou renúncia ao Papa Bento XVI, que foi confirmada em 16 de dezembro de 2009.

Dom Aloísio tornou-se bispo emérito de Jataí, mas continuou à frente da diocese até a posse do sucessor em 6 de março de 2010. A partir de 8 de abril, passou a residir na fraternidade orionita de Rio Claro (SP), colocando-se à disposição de dom Fernando para colaborar nos trabalhos pastorais da diocese de Piracicaba (SP).

Nota de Pesar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Aloísio. Confira o texto, na íntegra, abaixo:

NOTA DE PESAR DOM ALOISIO HILARIO PODP