Diocese de Luz é homenageada pela Câmara Municipal de Bom Despacho
Na noite de segunda-feira, 28 de maio, na Câmara Municipal de Bom Despacho, durante a Sessão Ordinária, houve um momento de homenagem à Diocese de Luz pela comemoração de seu centenário.
O bispo Dom José Aristeu, juntamente com o vigário geral padre Antônio Campos Pereira; o chanceler padre Antônio Carlos da Silva; o coordenador de pastoral, padre Patriky Samuel; o coordenador da comissão do centenário, padre Almerindo da Silveira; os padres das paróquias de Bom Despacho e o diáconos Rodrigo Leão e Marco Túlio Gomes também estiveram presentes no evento.
Dom Aristeu recebeu a placa de homenagem das mãos dos vereadores.
A Diocese
Criada em 8 de julho de 1918, pela Bula ‘‘Romanis Pontificibus’’ do Papa Bento XV, desmembrada da Arquidiocese de Mariana e da então Diocese de Uberaba, foi instalada em 10 de abril de 1921, e teve como primeiro bispo Dom Manoel Nunes Coelho.
Atualmente, a Diocese de Luz, é composta por 07 foranias, 52 paróquias, uma paróquia militar, 02 regiões pastorais e 623 comunidades (350 urbanas e 273 rurais). Seu território é distribuído numa área de 24.990 km² e com uma população estimada em quase 470.000 habitantes, abrangendo 32 municípios.
O clero é formado por 93 sacerdotes. A presença da vida religiosa feminina na história da Diocese é muito marcante, conta com sete congregações.
A Diocese de Luz nestes 100 anos de caminhada como Igreja Diocesana oportunizou os mais diversos modos de pertença, participação e desenvolvimento da missão dos fiéis cristãos, conforme as modalidades de organização, espiritualidade e atividades pastorais próprias de cada época.